Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425
Resumo: Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.
id USP-38_54d5f010cc9a51eeadd5a35cd9e3b251
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1425
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagemCritical thinking: a focus in nursing educationPensamiento crítico: un enfoque en la educación de enfermeríapensamentoenfermagemeducaçãopensamiento críticoenfermeríaeducacióncritical thinkingnursingeducationNeste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.In this study we identify and analyse articles published in national and international journals, that used the term "critical thinking" in the title or summary. The aim of the analysis was to seek answers to educators' queries as to how to improve teaching-learning the process in nursing. We analysed 52 articles published in the indexes Comprehensive Medline, Lilacs and Cinahl, in the last five years, from July, 1992 to July, 1997. Data analysis showed that critical thinking should be implemented in nursing education, what demands syllabus planning and teaching-learning strategies that will favour active participation by both educators and learners.El objetivo de este estudio fue identificar y analizar los artículos publicados en revistas nacionales e internacionales en los últimos cinco años, de julio/1992 a julio/1997, que contenían la expresión "pensamiento crítico" en el título o en su resumen. Realizamos una Investigación bibliográfica buscando responder a las preguntas de los educadores sobre cómo mejorar la enseñaza de Enfermería. Analizamos 52 artículos publicados en los índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. El análisis de los datos demostró que el desarrollo del pensamiento crítico necesita ser materializado en la educación de Enfermería, lo que exige planeación de los currículos y estrategias de enseñanza que favorezcan la participación activa del alumno.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/142510.1590/S0104-11692000000100004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 23-30Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 23-30Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 23-301518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425/1458Lima, Maria Auxiliadora da CruzCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:26:43Zoai:revistas.usp.br:article/1425Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:26:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
Critical thinking: a focus in nursing education
Pensamiento crítico: un enfoque en la educación de enfermería
title Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
spellingShingle Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
pensamento
enfermagem
educação
pensamiento crítico
enfermería
educación
critical thinking
nursing
education
title_short Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
title_full Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
title_fullStr Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
title_full_unstemmed Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
title_sort Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
author Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
author_facet Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author_role author
author2 Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento
enfermagem
educação
pensamiento crítico
enfermería
educación
critical thinking
nursing
education
topic pensamento
enfermagem
educação
pensamiento crítico
enfermería
educación
critical thinking
nursing
education
description Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425
10.1590/S0104-11692000000100004
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425/1458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 23-30
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 23-30
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 23-30
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837155299328