Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425 |
Resumo: | Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno. |
id |
USP-38_54d5f010cc9a51eeadd5a35cd9e3b251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1425 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagemCritical thinking: a focus in nursing educationPensamiento crítico: un enfoque en la educación de enfermeríapensamentoenfermagemeducaçãopensamiento críticoenfermeríaeducacióncritical thinkingnursingeducationNeste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.In this study we identify and analyse articles published in national and international journals, that used the term "critical thinking" in the title or summary. The aim of the analysis was to seek answers to educators' queries as to how to improve teaching-learning the process in nursing. We analysed 52 articles published in the indexes Comprehensive Medline, Lilacs and Cinahl, in the last five years, from July, 1992 to July, 1997. Data analysis showed that critical thinking should be implemented in nursing education, what demands syllabus planning and teaching-learning strategies that will favour active participation by both educators and learners.El objetivo de este estudio fue identificar y analizar los artículos publicados en revistas nacionales e internacionales en los últimos cinco años, de julio/1992 a julio/1997, que contenían la expresión "pensamiento crítico" en el título o en su resumen. Realizamos una Investigación bibliográfica buscando responder a las preguntas de los educadores sobre cómo mejorar la enseñaza de Enfermería. Analizamos 52 artículos publicados en los índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. El análisis de los datos demostró que el desarrollo del pensamiento crítico necesita ser materializado en la educación de Enfermería, lo que exige planeación de los currículos y estrategias de enseñanza que favorezcan la participación activa del alumno.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/142510.1590/S0104-11692000000100004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 23-30Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 23-30Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 23-301518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425/1458Lima, Maria Auxiliadora da CruzCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:26:43Zoai:revistas.usp.br:article/1425Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:26:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem Critical thinking: a focus in nursing education Pensamiento crítico: un enfoque en la educación de enfermería |
title |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
spellingShingle |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem Lima, Maria Auxiliadora da Cruz pensamento enfermagem educação pensamiento crítico enfermería educación critical thinking nursing education |
title_short |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
title_full |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
title_fullStr |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
title_sort |
Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem |
author |
Lima, Maria Auxiliadora da Cruz |
author_facet |
Lima, Maria Auxiliadora da Cruz Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author_role |
author |
author2 |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Auxiliadora da Cruz Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento enfermagem educação pensamiento crítico enfermería educación critical thinking nursing education |
topic |
pensamento enfermagem educação pensamiento crítico enfermería educación critical thinking nursing education |
description |
Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425 10.1590/S0104-11692000000100004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1425/1458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 1 (2000); 23-30 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 1 (2000); 23-30 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 1 (2000); 23-30 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222837155299328 |