Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Conjunto de dados |
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Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.MZFLGS |
Resumo: | Os dados referem-se a bases estatísticas e cartográficas utilizadas na análise de vagas em creche no município de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O foco principal das informações é a formulação e o desenvolvimento do Índice de Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC). O índice apoia-se no conceito de “território usado”, proposto pelo geógrafo Milton Santos, como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial: no caso, é aplicado na área da educação infantil. A formulação foi desenvolvida para identificar, em unidades territoriais de análise, as localidades prioritárias de projetos e ações para a implantação e/ou ampliação de vagas em creche. As unidades territoriais de análise correspondem às dimensões do “acontecer solidário” dos lugares que, segundo Milton Santos, apresentam-se sob três formas: “um acontecer homólogo, um acontecer complementar e um acontecer hierárquico”. Vale dizer, no acontecer homólogo, de Vinhedo, no acontecer complementar, da Região Metropolitana de Campinas, e no acontecer hierárquico imediato do estado de São Paulo. Do ponto de vista do planejamento territorial, o objetivo da análise é desenvolver políticas públicas orientadas pela seletividade dos lugares relativamente mais carentes de equipamentos de atendimento social. |
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Os dados referem-se a bases estatísticas e cartográficas utilizadas na análise de vagas em creche no município de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O foco principal das informações é a formulação e o desenvolvimento do Índice de Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC). O índice apoia-se no conceito de “território usado”, proposto pelo geógrafo Milton Santos, como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial: no caso, é aplicado na área da educação infantil. A formulação foi desenvolvida para identificar, em unidades territoriais de análise, as localidades prioritárias de projetos e ações para a implantação e/ou ampliação de vagas em creche. As unidades territoriais de análise correspondem às dimensões do “acontecer solidário” dos lugares que, segundo Milton Santos, apresentam-se sob três formas: “um acontecer homólogo, um acontecer complementar e um acontecer hierárquico”. Vale dizer, no acontecer homólogo, de Vinhedo, no acontecer complementar, da Região Metropolitana de Campinas, e no acontecer hierárquico imediato do estado de São Paulo. Do ponto de vista do planejamento territorial, o objetivo da análise é desenvolver políticas públicas orientadas pela seletividade dos lugares relativamente mais carentes de equipamentos de atendimento social. |
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