Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Neto, Manoel Lemes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carandina, Thiago
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.MZFLGS
Resumo: Os dados referem-se a bases estatísticas e cartográficas utilizadas na análise de vagas em creche no município de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O foco principal das informações é a formulação e o desenvolvimento do Índice de Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC). O índice apoia-se no conceito de “território usado”, proposto pelo geógrafo Milton Santos, como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial: no caso, é aplicado na área da educação infantil. A formulação foi desenvolvida para identificar, em unidades territoriais de análise, as localidades prioritárias de projetos e ações para a implantação e/ou ampliação de vagas em creche. As unidades territoriais de análise correspondem às dimensões do “acontecer solidário” dos lugares que, segundo Milton Santos, apresentam-se sob três formas: “um acontecer homólogo, um acontecer complementar e um acontecer hierárquico”. Vale dizer, no acontecer homólogo, de Vinhedo, no acontecer complementar, da Região Metropolitana de Campinas, e no acontecer hierárquico imediato do estado de São Paulo. Do ponto de vista do planejamento territorial, o objetivo da análise é desenvolver políticas públicas orientadas pela seletividade dos lugares relativamente mais carentes de equipamentos de atendimento social.
id SCI-2_ddc9829d99dca65432efa790b49037f1
oai_identifier_str doi:10.48331/scielodata.MZFLGS
network_acronym_str SCI-2
network_name_str SciELO Data
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48331/scielodata.MZFLGSSilva-Neto, Manoel Lemes daCarandina, ThiagoData for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)SciELO DataOs dados referem-se a bases estatísticas e cartográficas utilizadas na análise de vagas em creche no município de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O foco principal das informações é a formulação e o desenvolvimento do Índice de Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC). O índice apoia-se no conceito de “território usado”, proposto pelo geógrafo Milton Santos, como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial: no caso, é aplicado na área da educação infantil. A formulação foi desenvolvida para identificar, em unidades territoriais de análise, as localidades prioritárias de projetos e ações para a implantação e/ou ampliação de vagas em creche. As unidades territoriais de análise correspondem às dimensões do “acontecer solidário” dos lugares que, segundo Milton Santos, apresentam-se sob três formas: “um acontecer homólogo, um acontecer complementar e um acontecer hierárquico”. Vale dizer, no acontecer homólogo, de Vinhedo, no acontecer complementar, da Região Metropolitana de Campinas, e no acontecer hierárquico imediato do estado de São Paulo. Do ponto de vista do planejamento territorial, o objetivo da análise é desenvolver políticas públicas orientadas pela seletividade dos lugares relativamente mais carentes de equipamentos de atendimento social.2023-04-05info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Social SciencesPolítica públicaPlanejamento territorialAtendimento socialEducação infantilCrecheIndicadores demográficosTécnicas de análise regionalinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:30SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.MZFLGS
dc.title.none.fl_str_mv Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
title Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
spellingShingle Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
Silva-Neto, Manoel Lemes da
Social Sciences
Política pública
Planejamento territorial
Atendimento social
Educação infantil
Creche
Indicadores demográficos
Técnicas de análise regional
title_short Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
title_full Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
title_fullStr Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
title_full_unstemmed Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
title_sort Data for: Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
author Silva-Neto, Manoel Lemes da
author_facet Silva-Neto, Manoel Lemes da
Carandina, Thiago
author_role author
author2 Carandina, Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva-Neto, Manoel Lemes da
Carandina, Thiago
dc.subject.none.fl_str_mv Social Sciences
Política pública
Planejamento territorial
Atendimento social
Educação infantil
Creche
Indicadores demográficos
Técnicas de análise regional
topic Social Sciences
Política pública
Planejamento territorial
Atendimento social
Educação infantil
Creche
Indicadores demográficos
Técnicas de análise regional
description Os dados referem-se a bases estatísticas e cartográficas utilizadas na análise de vagas em creche no município de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O foco principal das informações é a formulação e o desenvolvimento do Índice de Potencial de Atendimento Escolar em Creche (INPAEC). O índice apoia-se no conceito de “território usado”, proposto pelo geógrafo Milton Santos, como categoria central para conceber e formular políticas públicas de caráter territorial: no caso, é aplicado na área da educação infantil. A formulação foi desenvolvida para identificar, em unidades territoriais de análise, as localidades prioritárias de projetos e ações para a implantação e/ou ampliação de vagas em creche. As unidades territoriais de análise correspondem às dimensões do “acontecer solidário” dos lugares que, segundo Milton Santos, apresentam-se sob três formas: “um acontecer homólogo, um acontecer complementar e um acontecer hierárquico”. Vale dizer, no acontecer homólogo, de Vinhedo, no acontecer complementar, da Região Metropolitana de Campinas, e no acontecer hierárquico imediato do estado de São Paulo. Do ponto de vista do planejamento territorial, o objetivo da análise é desenvolver políticas públicas orientadas pela seletividade dos lugares relativamente mais carentes de equipamentos de atendimento social.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48331/scielodata.MZFLGS
url https://doi.org/10.48331/scielodata.MZFLGS
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Data
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Data
collection SciELO Data
repository.name.fl_str_mv SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv data@scielo.org
_version_ 1797042023585284096