Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29774 |
Resumo: | O artigo defende que a efetividade da política pública de educação infantil somente pode ser alcançada por meio da política territorial explícita do Estado. No Brasil contemporâneo, essa política deve ser capaz de integrar unidades de governo, ações setoriais e ação estratégica focalizada no combate da desigualdade socioespacial. O artigo enfatiza especialmente o diálogo geográfico-sociológico entre Milton Santos, Maria Adélia A. de Souza e Ana Clara Torres Ribeiro, em particular o conceito de formação socioespacial, como teoria e método, e a noção de território usado, como categoria analítica central da planificação. O artigo analisa o município de Vinhedo, contextualizado na Região Metropolitana de Campinas e no estado de São Paulo. A partir daí, propõe o desenvolvimento de um índice para subsidiar um teste experimental. Tal índice simula a aplicação prática da noção de território ao potencial de atendimento escolar em creche. |
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Atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial: o caso de Vinhedo (SP) O artigo defende que a efetividade da política pública de educação infantil somente pode ser alcançada por meio da política territorial explícita do Estado. No Brasil contemporâneo, essa política deve ser capaz de integrar unidades de governo, ações setoriais e ação estratégica focalizada no combate da desigualdade socioespacial. O artigo enfatiza especialmente o diálogo geográfico-sociológico entre Milton Santos, Maria Adélia A. de Souza e Ana Clara Torres Ribeiro, em particular o conceito de formação socioespacial, como teoria e método, e a noção de território usado, como categoria analítica central da planificação. O artigo analisa o município de Vinhedo, contextualizado na Região Metropolitana de Campinas e no estado de São Paulo. A partir daí, propõe o desenvolvimento de um índice para subsidiar um teste experimental. Tal índice simula a aplicação prática da noção de território ao potencial de atendimento escolar em creche. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29774Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 15 (2023)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 15 (2023)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/29774/26053Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Neto, Manoel Lemes da Carandina, Thiago2023-04-03T12:12:21Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/29774Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2023-04-03T12:12:21Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
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