Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/ps2mx |
Resumo: | "Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos." |
id |
SCI_3627e5f07e515b549c28058d5d4d57dd |
---|---|
oai_identifier_str |
ps2mx |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação"Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos."EDUERJ2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/ps2mxFerraço, Carlos EduardoSoares, Maria da Conceição SilvaAlves, Nildaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-04T00:00:00Zps2mxPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2019-02-04T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
title |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
spellingShingle |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação Ferraço, Carlos Eduardo |
title_short |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
title_full |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
title_fullStr |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
title_full_unstemmed |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
title_sort |
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação |
author |
Ferraço, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ferraço, Carlos Eduardo Soares, Maria da Conceição Silva Alves, Nilda |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Maria da Conceição Silva Alves, Nilda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo Soares, Maria da Conceição Silva Alves, Nilda |
description |
"Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos." |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/ps2mx |
url |
http://books.scielo.org/id/ps2mx |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
epub application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226853963071488 |