Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraço, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Maria da Conceição Silva, Alves, Nilda
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/ps2mx
Resumo: "Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos."
id SCI_3627e5f07e515b549c28058d5d4d57dd
oai_identifier_str ps2mx
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação"Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos."EDUERJ2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/ps2mxFerraço, Carlos EduardoSoares, Maria da Conceição SilvaAlves, Nildaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-04T00:00:00Zps2mxPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2019-02-04T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
title Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
spellingShingle Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
Ferraço, Carlos Eduardo
title_short Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
title_full Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
title_fullStr Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
title_full_unstemmed Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
title_sort Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
author Ferraço, Carlos Eduardo
author_facet Ferraço, Carlos Eduardo
Soares, Maria da Conceição Silva
Alves, Nilda
author_role author
author2 Soares, Maria da Conceição Silva
Alves, Nilda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
Soares, Maria da Conceição Silva
Alves, Nilda
description "Michel de Certeau foi um intelectual atento às práticas cotidianas que forjaram redes de ‘fazeressaberes’, relações de poder, transformações culturais, crises institucionais e tensões sociais conformando os ‘espaçostempos’ em que viveu. Transitou por caminhos já percorridos pelo pensamento e pelos pensadores, com eles conversando criticamente, abriu trilhas para explorar novas sensibilidades e atravessou fronteiras entre campos do conhecimento, lugares e épocas, produzindo diferença com sua trajetória acadêmica e política. Sua contribuição ao campo da Educação é inestimável e se substancializa em uma empreitada teórica para criar uma epistemologia das práticas cotidianas, as quais estão, segundo ele, no cerne da constituição dos diferentes domínios social, entre eles o educativo. O que Certeau nos propõe é pensar “outramente” a questão da diferença nos cotidianos. Para isso, precisamos nas Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação de posturas epistemológicas, teóricas e metodológicas que nos possibilitem, além de indicar os mecanismos de homogeneização e controle exercidos por um poder centralizador e determinista, enxergar os usos que os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos fazem deles e os desvios que esses usos produzem. Torna-se relevante compreender os cotidianos como campos de luta, nos quais o poder está sempre sendo contestado e disputado. Precisamos, ainda, indicar a multiplicidade de modos de existência e de ‘conhecimentossignificações’ que com essas operações de usuários se engendram criando cultura e produzindo sentidos."
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/ps2mx
url http://books.scielo.org/id/ps2mx
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226853963071488