Cognição, emoções e ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/hcrqt
Resumo: A busca pela compreensão de si mesma é um dos propósitos mais antigos da humanidade. Em boa parte das investigações sobre o assunto, entende-se que os seres são constituídos de cognição, emoções e ações em constante interação. Embora possuam semelhanças, as abordagens propostas apresentam inconsistências, divergindo, por exemplo, na natureza das interconexões ou nos portadores destes elementos. Muitas perspectivas consideram unicamente os humanos como detentores da cognição e emoção, enquanto outras entendem que animais não humanos ou sistemas como robôs poderiam, de um modo ou de outro, possuir cognição, emoções e, assim, de alguma forma, ser considerados agentes morais. Este livro reúne contribuições de diversas áreas e perspectivas referentes ao estudo da cognição, emoção e ação e das conexões entre elas. Os seus capítulos foram agrupados em três partes, de acordo com a predominância de seu conteúdo: história da filosofia; ciências cognitivas; ciências humanas e sociais. Há, ainda, uma entrevista com o Prof. Lauro F. B. da Silveira, a quem este livro é dedicado.
id SCI_90ca924217439d6d397477d18b900f6f
oai_identifier_str hcrqt
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Cognição, emoções e açãoA busca pela compreensão de si mesma é um dos propósitos mais antigos da humanidade. Em boa parte das investigações sobre o assunto, entende-se que os seres são constituídos de cognição, emoções e ações em constante interação. Embora possuam semelhanças, as abordagens propostas apresentam inconsistências, divergindo, por exemplo, na natureza das interconexões ou nos portadores destes elementos. Muitas perspectivas consideram unicamente os humanos como detentores da cognição e emoção, enquanto outras entendem que animais não humanos ou sistemas como robôs poderiam, de um modo ou de outro, possuir cognição, emoções e, assim, de alguma forma, ser considerados agentes morais. Este livro reúne contribuições de diversas áreas e perspectivas referentes ao estudo da cognição, emoção e ação e das conexões entre elas. Os seus capítulos foram agrupados em três partes, de acordo com a predominância de seu conteúdo: história da filosofia; ciências cognitivas; ciências humanas e sociais. Há, ainda, uma entrevista com o Prof. Lauro F. B. da Silveira, a quem este livro é dedicado.Editora UNESP2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/hcrqtAlves, Marcos Antonioporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-11T00:00:00ZhcrqtPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2021-03-11T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Cognição, emoções e ação
title Cognição, emoções e ação
spellingShingle Cognição, emoções e ação
Alves, Marcos Antonio
title_short Cognição, emoções e ação
title_full Cognição, emoções e ação
title_fullStr Cognição, emoções e ação
title_full_unstemmed Cognição, emoções e ação
title_sort Cognição, emoções e ação
author Alves, Marcos Antonio
author_facet Alves, Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcos Antonio
description A busca pela compreensão de si mesma é um dos propósitos mais antigos da humanidade. Em boa parte das investigações sobre o assunto, entende-se que os seres são constituídos de cognição, emoções e ações em constante interação. Embora possuam semelhanças, as abordagens propostas apresentam inconsistências, divergindo, por exemplo, na natureza das interconexões ou nos portadores destes elementos. Muitas perspectivas consideram unicamente os humanos como detentores da cognição e emoção, enquanto outras entendem que animais não humanos ou sistemas como robôs poderiam, de um modo ou de outro, possuir cognição, emoções e, assim, de alguma forma, ser considerados agentes morais. Este livro reúne contribuições de diversas áreas e perspectivas referentes ao estudo da cognição, emoção e ação e das conexões entre elas. Os seus capítulos foram agrupados em três partes, de acordo com a predominância de seu conteúdo: história da filosofia; ciências cognitivas; ciências humanas e sociais. Há, ainda, uma entrevista com o Prof. Lauro F. B. da Silveira, a quem este livro é dedicado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/hcrqt
url http://books.scielo.org/id/hcrqt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226855021084672