''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84191 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_ca7cf3fc67bde284fc2b6b23c82abf60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG'' What emotions do you see? '' The Recognition of Emotions in students from 12 to 17 years: A study with the module "Social Cognition" of the Neuropsychological Intervention Program REHACOGreconhecimento de emoçõesREHACOGcognição socialintervenção neuropsicológicainteligência emocionalemotions recognitionREHACOGsocial cognitionneuropsychologic interventionemotional intelligenceDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAs emoções são curiosas adaptações que fazem parte do mecanismo através do qual os organismos regulam a sua sobrevivência. A exibição das emoções é essencial para a interação social, uma vez que, para além da função expressiva, tem também a função regulativa. As expressões faciais são uma resposta coordenada e precisa a um comportamento que é preciso demonstrar em determinado momento e contexto, sendo produzidas e reconhecidas por todos os indivíduos. Assim, a expressão facial, uma vez ativada, vai afetar toda a trajetória social do individuo. A expressão facial da emoção é mais um instrumento ao serviço da interação social e ocorre mais frequentemente em situações de regras sociais, como, em cumprimentos (Freitas-Magalhães, 2011).A capacidade de descodificar com precisão pistas emocionais complexas no nosso ambiente social é uma característica da cognição humana essencial para um desenvolvimento social normativo (Rodger, Vizioli, Ouyang, & Caldara, 2015).Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para a validação da adaptação da versão portuguesa do programa REHACOG (Figueira & Paixão, in press), através da aplicação da tarefa Reconhecimento de Emoções do módulo Cognição Social. O programa REHACOG emerge da adaptação do REHACOP (Ojeda et al., 2012) e compõe um programa de intervenção neuropsicológica.Na atualidade, o REHACOG (Figueira & Paixão, in press) está a ser aplicado noutros contextos e populações. Neste sentido, foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 23 indivíduos, do sexo feminino e masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que frequentam turmas de cursos vocacionais do 3º ciclo de ensino básico.Emotions are curious adaptations that are part of the mechanism by which organisms regulate their survival. The exhibition of emotions is essential for social interaction, since, besides the expressive function, it also has the regulative function. Facial expressions are a coordinated and precise response to behavior that needs to be demonstrated at a specific moment and context, being produced and recognized by all individuals. Thus, facial expression, once activated, will affect the entire social trajectory of the individual. The facial expression of emotion is another instrument at the service of social interaction and occurs more often in situations of social rules, such as in compliments (Freitas-Magalhães, 2011).The ability to accurately decode complex emotional clues in our social environment is a characteristic of human cognition essential for normative social development (Rodger, Vizioli, Ouyang, & Caldara, 2015).This research has as main objective to contribute to the validation of the adaptation of the Portuguese version of the REHACOG program (Figueira & Paixão, in press), through the application of the Emotion Recognition task of the Social Cognition module. The REHACOG program emerges from the adaptation of REHACOP (Ojeda et al., 2012) and composes a neuropsychological intervention program.At present, REHACOG (Figueira & Paixão, in press) is being applied in other contexts and populations. In this sense, a descriptive and exploratory study was carried out with 23 individuals, female and male, aged between 12 and 17 years old, who attend classes in vocational courses of 3rd cycle of basic education.2017-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84191http://hdl.handle.net/10316/84191TID:202144747pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntónio, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:00:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:48.941617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG '' What emotions do you see? '' The Recognition of Emotions in students from 12 to 17 years: A study with the module "Social Cognition" of the Neuropsychological Intervention Program REHACOG |
title |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
spellingShingle |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes reconhecimento de emoções REHACOG cognição social intervenção neuropsicológica inteligência emocional emotions recognition REHACOG social cognition neuropsychologic intervention emotional intelligence |
title_short |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
title_full |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
title_fullStr |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
title_full_unstemmed |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
title_sort |
''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG |
author |
António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes |
author_facet |
António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reconhecimento de emoções REHACOG cognição social intervenção neuropsicológica inteligência emocional emotions recognition REHACOG social cognition neuropsychologic intervention emotional intelligence |
topic |
reconhecimento de emoções REHACOG cognição social intervenção neuropsicológica inteligência emocional emotions recognition REHACOG social cognition neuropsychologic intervention emotional intelligence |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84191 http://hdl.handle.net/10316/84191 TID:202144747 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84191 |
identifier_str_mv |
TID:202144747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133949082992640 |