''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84191
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_ca7cf3fc67bde284fc2b6b23c82abf60
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG'' What emotions do you see? '' The Recognition of Emotions in students from 12 to 17 years: A study with the module "Social Cognition" of the Neuropsychological Intervention Program REHACOGreconhecimento de emoçõesREHACOGcognição socialintervenção neuropsicológicainteligência emocionalemotions recognitionREHACOGsocial cognitionneuropsychologic interventionemotional intelligenceDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAs emoções são curiosas adaptações que fazem parte do mecanismo através do qual os organismos regulam a sua sobrevivência. A exibição das emoções é essencial para a interação social, uma vez que, para além da função expressiva, tem também a função regulativa. As expressões faciais são uma resposta coordenada e precisa a um comportamento que é preciso demonstrar em determinado momento e contexto, sendo produzidas e reconhecidas por todos os indivíduos. Assim, a expressão facial, uma vez ativada, vai afetar toda a trajetória social do individuo. A expressão facial da emoção é mais um instrumento ao serviço da interação social e ocorre mais frequentemente em situações de regras sociais, como, em cumprimentos (Freitas-Magalhães, 2011).A capacidade de descodificar com precisão pistas emocionais complexas no nosso ambiente social é uma característica da cognição humana essencial para um desenvolvimento social normativo (Rodger, Vizioli, Ouyang, & Caldara, 2015).Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para a validação da adaptação da versão portuguesa do programa REHACOG (Figueira & Paixão, in press), através da aplicação da tarefa Reconhecimento de Emoções do módulo Cognição Social. O programa REHACOG emerge da adaptação do REHACOP (Ojeda et al., 2012) e compõe um programa de intervenção neuropsicológica.Na atualidade, o REHACOG (Figueira & Paixão, in press) está a ser aplicado noutros contextos e populações. Neste sentido, foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 23 indivíduos, do sexo feminino e masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que frequentam turmas de cursos vocacionais do 3º ciclo de ensino básico.Emotions are curious adaptations that are part of the mechanism by which organisms regulate their survival. The exhibition of emotions is essential for social interaction, since, besides the expressive function, it also has the regulative function. Facial expressions are a coordinated and precise response to behavior that needs to be demonstrated at a specific moment and context, being produced and recognized by all individuals. Thus, facial expression, once activated, will affect the entire social trajectory of the individual. The facial expression of emotion is another instrument at the service of social interaction and occurs more often in situations of social rules, such as in compliments (Freitas-Magalhães, 2011).The ability to accurately decode complex emotional clues in our social environment is a characteristic of human cognition essential for normative social development (Rodger, Vizioli, Ouyang, & Caldara, 2015).This research has as main objective to contribute to the validation of the adaptation of the Portuguese version of the REHACOG program (Figueira & Paixão, in press), through the application of the Emotion Recognition task of the Social Cognition module. The REHACOG program emerges from the adaptation of REHACOP (Ojeda et al., 2012) and composes a neuropsychological intervention program.At present, REHACOG (Figueira & Paixão, in press) is being applied in other contexts and populations. In this sense, a descriptive and exploratory study was carried out with 23 individuals, female and male, aged between 12 and 17 years old, who attend classes in vocational courses of 3rd cycle of basic education.2017-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84191http://hdl.handle.net/10316/84191TID:202144747pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntónio, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:00:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:48.941617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
'' What emotions do you see? '' The Recognition of Emotions in students from 12 to 17 years: A study with the module "Social Cognition" of the Neuropsychological Intervention Program REHACOG
title ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
spellingShingle ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes
reconhecimento de emoções
REHACOG
cognição social
intervenção neuropsicológica
inteligência emocional
emotions recognition
REHACOG
social cognition
neuropsychologic intervention
emotional intelligence
title_short ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
title_full ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
title_fullStr ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
title_full_unstemmed ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
title_sort ''Que emoções vês tu?'' O Reconhecimento de Emoções em alunos dos 12 aos 17 anos: Um estudo com o Módulo “Cognição Social” do Programa de Intervenção Neuropsicológica REHACOG
author António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes
author_facet António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv António, Rita Sofia Carvalho Nabo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv reconhecimento de emoções
REHACOG
cognição social
intervenção neuropsicológica
inteligência emocional
emotions recognition
REHACOG
social cognition
neuropsychologic intervention
emotional intelligence
topic reconhecimento de emoções
REHACOG
cognição social
intervenção neuropsicológica
inteligência emocional
emotions recognition
REHACOG
social cognition
neuropsychologic intervention
emotional intelligence
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84191
http://hdl.handle.net/10316/84191
TID:202144747
url http://hdl.handle.net/10316/84191
identifier_str_mv TID:202144747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949082992640