Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/275 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior. Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. |
id |
SE&PQ-1_033b764da0b8faa8786f83fdcf0e1b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/275 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativaPesquisa Qualitativa; Pesquisa ação; Aprendizagem Baseada em Equipe.Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior. Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQnão houveOtani, Márcia Aparecida PadovanHiga, Elza de Fátima RibeiroMarin, Maria José SanchesPinto, Adriana Avanzi MarquesLazarini, Carlos Aberto2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27510.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-2072525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/275/155https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/275/50Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
title |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
spellingShingle |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa Otani, Márcia Aparecida Padovan Pesquisa Qualitativa; Pesquisa ação; Aprendizagem Baseada em Equipe. |
title_short |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
title_full |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
title_fullStr |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
title_full_unstemmed |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
title_sort |
Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa |
author |
Otani, Márcia Aparecida Padovan |
author_facet |
Otani, Márcia Aparecida Padovan Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Pinto, Adriana Avanzi Marques Lazarini, Carlos Aberto |
author_role |
author |
author2 |
Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Pinto, Adriana Avanzi Marques Lazarini, Carlos Aberto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otani, Márcia Aparecida Padovan Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Pinto, Adriana Avanzi Marques Lazarini, Carlos Aberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa ação; Aprendizagem Baseada em Equipe. |
topic |
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa ação; Aprendizagem Baseada em Equipe. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior. Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. |
description |
Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior. Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/275 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/275 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/275/155 https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/275/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-207 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.7.n.14 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321323859969 |