Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otani, Márcia Aparecida Padovan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Higa, Elza de Fátima Ribeiro, Marin, Maria José Sanches, Pinto, Adriana Avanzi Marques, Lazarini, Carlos Aberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/275
Resumo: Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.  Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. 
id SE&PQ-1_2a63e78cd709ec710a05624ee99635c4
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/275
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativaResumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.  Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/27510.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-207Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-2072525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/275/155Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessOtani, Márcia Aparecida PadovanHiga, Elza de Fátima RibeiroMarin, Maria José SanchesPinto, Adriana Avanzi MarquesLazarini, Carlos Aberto2022-01-29T23:22:54Zoai:editora.sepq.org.br:article/275Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:54Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
title Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
spellingShingle Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
Otani, Márcia Aparecida Padovan
title_short Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
title_full Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
title_fullStr Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
title_full_unstemmed Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
title_sort Compreensão de mestrandos da área interdisciplinar sobre a pesquisa qualitativa
author Otani, Márcia Aparecida Padovan
author_facet Otani, Márcia Aparecida Padovan
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Pinto, Adriana Avanzi Marques
Lazarini, Carlos Aberto
author_role author
author2 Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Pinto, Adriana Avanzi Marques
Lazarini, Carlos Aberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otani, Márcia Aparecida Padovan
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Pinto, Adriana Avanzi Marques
Lazarini, Carlos Aberto
description Resumo: Introdução: A pesquisa qualitativa nem sempre é realizada com o rigor científico necessário, o que aponta para a necessidade de investir na formação dos pesquisadores. Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma disciplina sobre pesquisa qualitativa em cursos de mestrado na área interdisciplinar. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de uma disciplina que utiliza a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). Participaram 26 mestrandos e foram realizados grupos três focais que possibilitaram o diagnóstico das prioridades de aprendizagem, o planejamento conjunto das atividades, a implementação e a avaliação das estratégias vivenciadas. Resultados: A experiência proporcionou reflexão sobre a complexidade da pesquisa qualitativa e as formas de compreensão de um fenômeno social com cientificidade. Considerações finais: Houve participação efetiva dos mestrandos por meio de discussões, reflexões e aprofundamento sobre os diferentes referenciais teóricos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem Baseada em Equipe; Educação superior.  Understanding of interdisciplinary area masters on qualitative researchAbstract: Introduction: Qualitative research is not always performed with the necessary scientific rigor, which points to the need to invest in the training of researchers. Objective: To report the experience of the development of a discipline on qualitative research in master courses in the interdisciplinary area. Method: This is an experience-type study of a discipline that uses the methodology of Team-Based Learning (ABE). Twenty-six students participated in the study, and three focal groups were held, which enabled the diagnosis of learning priorities, joint planning of activities, implementation and evaluation of strategies. Results: The experience provided reflection on the complexity of qualitative research and the ways of understanding a social phenomenon with scientificity. Final considerations: There was an effective participation of the masters by means of discussions, reflections and deepening on the different theoretical and technical references of qualitative data collection and analysis.Keywords: Qualitative Research; Team Based Learning; Higher Education. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/275
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/275
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/275/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-207
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 193-207
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.14
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747842793472