Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. |
id |
SE&PQ-1_0e0c7fbd8027653f834ff07009b0bf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/61 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTILeducaçãoResumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQCampos, Maria Ignez FerreiraVasconcellos, Vera Maria Ramos de2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 368-3892525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61/47Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:50Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
title |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
spellingShingle |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL Campos, Maria Ignez Ferreira educação |
title_short |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
title_full |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
title_fullStr |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
title_full_unstemmed |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
title_sort |
Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL |
author |
Campos, Maria Ignez Ferreira |
author_facet |
Campos, Maria Ignez Ferreira Vasconcellos, Vera Maria Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcellos, Vera Maria Ramos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria Ignez Ferreira Vasconcellos, Vera Maria Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação |
topic |
educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. |
description |
Resumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/61/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 368-389 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321246265344 |