Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/61 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. |
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Concepções de criança: construção a partir das narrativas do PROINFANTILResumo: A pesquisa está situada no campo das políticas públicas de formação de professores. Aborda a operacionalização e a análise de um programa brasileiro, intitulado PROINFANTIL, voltado para profissionais que trabalham com a educação de crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas, no município do Rio de Janeiro. A perspectiva teórica de Lev Vygotsky orientou o delineamento metodológico. A investigação analisou sentidos e significados de criança apresentados em seis Núcleos de Significação de Criança (padronizada, em desenvolvimento, a que brinca, cidadã de direitos, singular e sócio-histórica). Neste trabalho são tecidas considerações sobre o processo de construção da concepção de criança a partir das narrativas escritas de 44 cursistas no final de curso.Palavras-chave: PROINFANTIL; Concepção de criança; Núcleos de Significação. Child’s conceptions: construction from narrative of PROINFANTILAbstract: The research is situated in the field of public policies for teacher training. It addresses the implementation and analysis of a Brazilian program called PROINFANTIL. It is aimed at professionals who work with the education of children up to five years in creches and preschools in the city of Rio de Janeiro. The theoretical perspective of Lev Vygotsky guided the methodological design. The research analyzed the senses and the meanings of child presented in six Nuclei of Meanings: padronized, in development, at play, as a citizen, unique and socio-historical. This work also points out the process of building the conceptions of the child based on the written narratives of 44 course participants at the end of the program.Keywords: PROINFANTIL; Child´s conceptions; Meaning and sense. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/61Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 368-389Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 368-3892525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/61/47Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Ignez FerreiraVasconcellos, Vera Maria Ramos de2022-01-29T23:26:32Zoai:editora.sepq.org.br:article/61Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:26:32Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
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