A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/268 |
Resumo: | Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. |
id |
SE&PQ-1_212a331f7ac1d1947ee5930f3c3ff3dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/268 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissionalResumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/26810.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-244Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-2442525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/268/157Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessLamante, Márcia Parente SilvaChirelli, Mara QuaglioPio, Danielle Abdel MassihTonhom, Silvia Franco da RochaCapel, Maria Cristina MartinezCorrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes2022-01-29T23:22:54Zoai:editora.sepq.org.br:article/268Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:54Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
title |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
spellingShingle |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional Lamante, Márcia Parente Silva |
title_short |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
title_full |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
title_fullStr |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
title_full_unstemmed |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
title_sort |
A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional |
author |
Lamante, Márcia Parente Silva |
author_facet |
Lamante, Márcia Parente Silva Chirelli, Mara Quaglio Pio, Danielle Abdel Massih Tonhom, Silvia Franco da Rocha Capel, Maria Cristina Martinez Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes |
author_role |
author |
author2 |
Chirelli, Mara Quaglio Pio, Danielle Abdel Massih Tonhom, Silvia Franco da Rocha Capel, Maria Cristina Martinez Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamante, Márcia Parente Silva Chirelli, Mara Quaglio Pio, Danielle Abdel Massih Tonhom, Silvia Franco da Rocha Capel, Maria Cristina Martinez Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes |
description |
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/268 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/268 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/268/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-244 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-244 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.7.n.14 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747830210560 |