A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gehres, Adriana de Faria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neira, Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316
Resumo: Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. 
id SE&PQ-1_43d8e6349d364ca2e4953232c94ac224
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/316
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficosEducação; Educação Física; cartografiaResumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQGehres, Adriana de FariaNeira, Marcos Garcia2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31610.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8, n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 79-1042525-82221809-025710.33361/RPQ.v.8.n.16reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316/190Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-25T19:58:25Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
title A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
spellingShingle A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
Gehres, Adriana de Faria
Educação; Educação Física; cartografia
title_short A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
title_full A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
title_fullStr A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
title_full_unstemmed A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
title_sort A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
author Gehres, Adriana de Faria
author_facet Gehres, Adriana de Faria
Neira, Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira, Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gehres, Adriana de Faria
Neira, Marcos Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física; cartografia
topic Educação; Educação Física; cartografia
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. 
description Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316
10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8, n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 79-104
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.8.n.16
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1665391374454751232