A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316 |
Resumo: | Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. |
id |
SE&PQ-1_43d8e6349d364ca2e4953232c94ac224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/316 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficosEducação; Educação Física; cartografiaResumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQGehres, Adriana de FariaNeira, Marcos Garcia2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31610.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8, n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 79-1042525-82221809-025710.33361/RPQ.v.8.n.16reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316/190Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-25T19:58:25Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
title |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
spellingShingle |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos Gehres, Adriana de Faria Educação; Educação Física; cartografia |
title_short |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
title_full |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
title_fullStr |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
title_full_unstemmed |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
title_sort |
A pesquisa intervenção com o currículo cultural de educação física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos |
author |
Gehres, Adriana de Faria |
author_facet |
Gehres, Adriana de Faria Neira, Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Neira, Marcos Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gehres, Adriana de Faria Neira, Marcos Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física; cartografia |
topic |
Educação; Educação Física; cartografia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. |
description |
Resumo: Este artigo objtivou cartografar encontros os corpos, as danças e a Educação Física culturalmente orientada, a partir dos pressupostos da esquizoanálise (DELEUZE; GUATTARI, 1996), como pesquisa intervenção. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2009, 2013, 2018). Cartografar, procedimento, objetivo e texto da pesquisa, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer materialidades, inventar conceitos e produzir línguas nos encontros com o curículo culturalmente orientado de Educação Física.Palavras-chave: Esquizoanálise; Intervenção; Experiência; Escola. Research intervention with the cultural physical education curriculum, its bodies and their dances: three cartographic exercisesAbstract: This article aimed to map encounters with bodies, dances and culturally oriented Physical Education, based on the assumptions of schizoanalysis (DELEUZE; GUATTARI, 1996), as intervention research. For this purpose, we carried out three cartographic exercises as meetings / processes for triggering: a text; fifteen experience reports; and didactic actions. In the latter, however, we also operate with the “word” experience, as proposed by Larrosa, (2009, 2013, 2018). Mapping, procedure, objective and text of the research, presented itself as an “attitude” that made us go through materialities, invent concepts and produce languages in the meetings with the culturally oriented Curriculum of Physical Education.Keywords: Schizoanalysis; Intervention; Experience; School. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/316/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8, n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 79-104 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.8.n.16 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1665391374454751232 |