Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moeller, Juliano Daniel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sganzerla, Maria Adelina Raupp, Geller, Marlise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/235
Resumo: Resumo: Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva (TA), Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com Deficiência Visual (DV) no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações), tendo continuidade na validação em uma Tese de Doutorado. A aplicação é composta por um sistema embarcado que serve como ferramenta de apoio para a aquisição e a compreensão dos conceitos envolvendo as operações básicas da Matemática. Sua primeira validação foi efetivada com um grupo de 11 professores que ensinam Matemática na qual foi possível constatar o potencial da TA. Posteriormente, a TA foi validada com a interação de um grupo de 5 estudantes do Ensino Fundamental, sendo que a análise permite inferir que a Math Touch se constitui em uma tecnologia auxiliar para a educação matemática.Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva. Math Touch: assistive technology for the development of basic mathematical conceptsAbstract: This paper is a cut-off of the monograph of course completion in Computer Science, describing the implementation of Assistive Technology (TA), Math Touch, which aims to assist people with Visual Impairment (DV) in the development of basic mathematical concepts operations), and continued validation in a PhD thesis. The application is composed of an embedded system that serves as a support tool for the acquisition and understanding of concepts involving the basic operations of Mathematics. His first validation was carried out with a group of 11 teachers who teach mathematics in which it was possible to verify the potential of TA. The same one was validated later with a group of 5 students of Elementary School, where it was verified through the interaction an important aid in the education.Keywords: Assistive Technology; Embedded System; Mathematics Education; Inclusive Education. 
id SE&PQ-1_936e580e56bd60f7926735d9f86bec09
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/235
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicosEnsino; Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva;Resumo: Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva (TA), Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com Deficiência Visual (DV) no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações), tendo continuidade na validação em uma Tese de Doutorado. A aplicação é composta por um sistema embarcado que serve como ferramenta de apoio para a aquisição e a compreensão dos conceitos envolvendo as operações básicas da Matemática. Sua primeira validação foi efetivada com um grupo de 11 professores que ensinam Matemática na qual foi possível constatar o potencial da TA. Posteriormente, a TA foi validada com a interação de um grupo de 5 estudantes do Ensino Fundamental, sendo que a análise permite inferir que a Math Touch se constitui em uma tecnologia auxiliar para a educação matemática.Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva. Math Touch: assistive technology for the development of basic mathematical conceptsAbstract: This paper is a cut-off of the monograph of course completion in Computer Science, describing the implementation of Assistive Technology (TA), Math Touch, which aims to assist people with Visual Impairment (DV) in the development of basic mathematical concepts operations), and continued validation in a PhD thesis. The application is composed of an embedded system that serves as a support tool for the acquisition and understanding of concepts involving the basic operations of Mathematics. His first validation was carried out with a group of 11 teachers who teach mathematics in which it was possible to verify the potential of TA. The same one was validated later with a group of 5 students of Elementary School, where it was verified through the interaction an important aid in the education.Keywords: Assistive Technology; Embedded System; Mathematics Education; Inclusive Education. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQAgência de fomento CNPqMoeller, Juliano DanielSganzerla, Maria Adelina RauppGeller, Marlise2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/23510.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.235Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6, n. 12 (2018); 448-4692525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/235/130Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
title Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
spellingShingle Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
Moeller, Juliano Daniel
Ensino; Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva;
title_short Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
title_full Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
title_fullStr Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
title_full_unstemmed Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
title_sort Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos
author Moeller, Juliano Daniel
author_facet Moeller, Juliano Daniel
Sganzerla, Maria Adelina Raupp
Geller, Marlise
author_role author
author2 Sganzerla, Maria Adelina Raupp
Geller, Marlise
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agência de fomento CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Moeller, Juliano Daniel
Sganzerla, Maria Adelina Raupp
Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva;
topic Ensino; Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva;
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva (TA), Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com Deficiência Visual (DV) no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações), tendo continuidade na validação em uma Tese de Doutorado. A aplicação é composta por um sistema embarcado que serve como ferramenta de apoio para a aquisição e a compreensão dos conceitos envolvendo as operações básicas da Matemática. Sua primeira validação foi efetivada com um grupo de 11 professores que ensinam Matemática na qual foi possível constatar o potencial da TA. Posteriormente, a TA foi validada com a interação de um grupo de 5 estudantes do Ensino Fundamental, sendo que a análise permite inferir que a Math Touch se constitui em uma tecnologia auxiliar para a educação matemática.Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva. Math Touch: assistive technology for the development of basic mathematical conceptsAbstract: This paper is a cut-off of the monograph of course completion in Computer Science, describing the implementation of Assistive Technology (TA), Math Touch, which aims to assist people with Visual Impairment (DV) in the development of basic mathematical concepts operations), and continued validation in a PhD thesis. The application is composed of an embedded system that serves as a support tool for the acquisition and understanding of concepts involving the basic operations of Mathematics. His first validation was carried out with a group of 11 teachers who teach mathematics in which it was possible to verify the potential of TA. The same one was validated later with a group of 5 students of Elementary School, where it was verified through the interaction an important aid in the education.Keywords: Assistive Technology; Embedded System; Mathematics Education; Inclusive Education. 
description Resumo: Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva (TA), Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com Deficiência Visual (DV) no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações), tendo continuidade na validação em uma Tese de Doutorado. A aplicação é composta por um sistema embarcado que serve como ferramenta de apoio para a aquisição e a compreensão dos conceitos envolvendo as operações básicas da Matemática. Sua primeira validação foi efetivada com um grupo de 11 professores que ensinam Matemática na qual foi possível constatar o potencial da TA. Posteriormente, a TA foi validada com a interação de um grupo de 5 estudantes do Ensino Fundamental, sendo que a análise permite inferir que a Math Touch se constitui em uma tecnologia auxiliar para a educação matemática.Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva. Math Touch: assistive technology for the development of basic mathematical conceptsAbstract: This paper is a cut-off of the monograph of course completion in Computer Science, describing the implementation of Assistive Technology (TA), Math Touch, which aims to assist people with Visual Impairment (DV) in the development of basic mathematical concepts operations), and continued validation in a PhD thesis. The application is composed of an embedded system that serves as a support tool for the acquisition and understanding of concepts involving the basic operations of Mathematics. His first validation was carried out with a group of 11 teachers who teach mathematics in which it was possible to verify the potential of TA. The same one was validated later with a group of 5 students of Elementary School, where it was verified through the interaction an important aid in the education.Keywords: Assistive Technology; Embedded System; Mathematics Education; Inclusive Education. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/235
10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.235
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/235
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/235/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6, n. 12 (2018); 448-469
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.6.n.12
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321255702528