Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felizola, Matheus Pereira Mattos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Vitor José Braga Mota, Marques, Jane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/314
Resumo: Resumo: O objetivo é apresentar os caminhos metodológicos do projeto “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” durante os anos de 2015 a 2020. As experiências científicas perpassaram um processo evolutivo que foi iniciado com pesquisas anteriores até o momento desta, e envolveu pesquisadores (docentes e discentes de pós-graduação e graduação) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa teve inspiração etnográfica, seguindo a proposição de Angrosino (2009) e Flick (2009). Dentre os resultados, percebemos como esses jovens são bastante ativos nas mídias sociais, especialmente através dos dispositivos móveis, apesar da pequena cobertura dos serviços de telefonia; além da centralidade do Facebook e do WhatsApp para esse público ao consumir conteúdos imagéticos, audiovisuais e textuais, e fazer a interlocução nas suas redes sociais para troca de mensagens, e pelas performances adotadas em seus perfis.Palavras-chave: Metodologia; Etnografia; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa. Methodological challenges of the research “youth and media consumption in times of convergence in “deep Brazil”Abstract: The purpose of the article is to present the methodological paths of the project “Youth and Media Consumption in Times of Convergence”, during the years 2015 to 2020. The scientific experiences have passed through an evolutionary process that started with previous research until the moment of this one, which involves researchers (teachers, graduate and undergraduate students) at the Federal University of Sergipe (UFS), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Federal University of Pará (UFPA). The research had ethnographic inspiration, following the proposition of Angrosino (2009) and Flick (2009). Among the results, we see how these young people are very active on social media, especially through mobile devices, despite the small coverage of telephone services; in addition to the centrality of Facebook and WhatsApp for this audience by consuming imagery, audiovisual and textual content and making interlocution with their networks through messages and in the performances adopted in their created profiles.Keywords: Methodology; Ethnography; Qualitative Research; Quantitative Research. 
id SE&PQ-1_a8c65e2d1637faf9a7bbd0619292d1ad
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/314
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”Resumo: O objetivo é apresentar os caminhos metodológicos do projeto “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” durante os anos de 2015 a 2020. As experiências científicas perpassaram um processo evolutivo que foi iniciado com pesquisas anteriores até o momento desta, e envolveu pesquisadores (docentes e discentes de pós-graduação e graduação) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa teve inspiração etnográfica, seguindo a proposição de Angrosino (2009) e Flick (2009). Dentre os resultados, percebemos como esses jovens são bastante ativos nas mídias sociais, especialmente através dos dispositivos móveis, apesar da pequena cobertura dos serviços de telefonia; além da centralidade do Facebook e do WhatsApp para esse público ao consumir conteúdos imagéticos, audiovisuais e textuais, e fazer a interlocução nas suas redes sociais para troca de mensagens, e pelas performances adotadas em seus perfis.Palavras-chave: Metodologia; Etnografia; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa. Methodological challenges of the research “youth and media consumption in times of convergence in “deep Brazil”Abstract: The purpose of the article is to present the methodological paths of the project “Youth and Media Consumption in Times of Convergence”, during the years 2015 to 2020. The scientific experiences have passed through an evolutionary process that started with previous research until the moment of this one, which involves researchers (teachers, graduate and undergraduate students) at the Federal University of Sergipe (UFS), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Federal University of Pará (UFPA). The research had ethnographic inspiration, following the proposition of Angrosino (2009) and Flick (2009). Among the results, we see how these young people are very active on social media, especially through mobile devices, despite the small coverage of telephone services; in addition to the centrality of Facebook and WhatsApp for this audience by consuming imagery, audiovisual and textual content and making interlocution with their networks through messages and in the performances adopted in their created profiles.Keywords: Methodology; Ethnography; Qualitative Research; Quantitative Research. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/31410.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.314Qualitative Research Journal ; Vol. 8 No. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 118-140Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8 n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 118-1402525-82221809-025710.33361/RPQ.v.8.n.16reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/314/192Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessFelizola, Matheus Pereira MattosGomes, Vitor José Braga MotaMarques, Jane Aparecida2022-01-29T23:22:11Zoai:editora.sepq.org.br:article/314Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:11Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
title Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
spellingShingle Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
Felizola, Matheus Pereira Mattos
title_short Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
title_full Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
title_fullStr Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
title_full_unstemmed Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
title_sort Desafios metodológicos da pesquisa “jovem e consumo midiático em tempos de convergência” no “Brasil profundo”
author Felizola, Matheus Pereira Mattos
author_facet Felizola, Matheus Pereira Mattos
Gomes, Vitor José Braga Mota
Marques, Jane Aparecida
author_role author
author2 Gomes, Vitor José Braga Mota
Marques, Jane Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felizola, Matheus Pereira Mattos
Gomes, Vitor José Braga Mota
Marques, Jane Aparecida
description Resumo: O objetivo é apresentar os caminhos metodológicos do projeto “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” durante os anos de 2015 a 2020. As experiências científicas perpassaram um processo evolutivo que foi iniciado com pesquisas anteriores até o momento desta, e envolveu pesquisadores (docentes e discentes de pós-graduação e graduação) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa teve inspiração etnográfica, seguindo a proposição de Angrosino (2009) e Flick (2009). Dentre os resultados, percebemos como esses jovens são bastante ativos nas mídias sociais, especialmente através dos dispositivos móveis, apesar da pequena cobertura dos serviços de telefonia; além da centralidade do Facebook e do WhatsApp para esse público ao consumir conteúdos imagéticos, audiovisuais e textuais, e fazer a interlocução nas suas redes sociais para troca de mensagens, e pelas performances adotadas em seus perfis.Palavras-chave: Metodologia; Etnografia; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa. Methodological challenges of the research “youth and media consumption in times of convergence in “deep Brazil”Abstract: The purpose of the article is to present the methodological paths of the project “Youth and Media Consumption in Times of Convergence”, during the years 2015 to 2020. The scientific experiences have passed through an evolutionary process that started with previous research until the moment of this one, which involves researchers (teachers, graduate and undergraduate students) at the Federal University of Sergipe (UFS), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Federal University of Pará (UFPA). The research had ethnographic inspiration, following the proposition of Angrosino (2009) and Flick (2009). Among the results, we see how these young people are very active on social media, especially through mobile devices, despite the small coverage of telephone services; in addition to the centrality of Facebook and WhatsApp for this audience by consuming imagery, audiovisual and textual content and making interlocution with their networks through messages and in the performances adopted in their created profiles.Keywords: Methodology; Ethnography; Qualitative Research; Quantitative Research. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/314
10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.314
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/314
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/314/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 8 No. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 118-140
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 8 n. 16 (2020): Desafios da Pesquisa Qualitativa: diversidade de métodos e práticas em contextos interdisciplinares; 118-140
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.8.n.16
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747866910720