Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63 |
Resumo: | Resumo: Um dos principais objetivos deste artigo é contextualizar a forma pela qual patologias relacionadas ao aprendizado, como a dislexia, têm sido equivocadamente atribuídas às crianças que apresentam dificuldades resultantes de questões pedagógicas, políticas e sociais, o que caracteriza o processo de patologização de dificuldades normais. A partir deste contexto, buscarei abordar o papel de triagem atribuído ao professor neste processso e as contribuições que a Neurolinguística de orientação discursiva pode dar aos cursos de formação de professores a fim de evitar este processo de patologização que tanto prejudica as crianças.Palavras-chave: Currículo; Patologização; Formação de Professores; Estudos Linguísticos. Contributions from discursive neurolinguistics to teacher trainingAbstract: One of the main goals of this article is to contextualize the way in which pathologies related to learning, such as dyslexia, have been mistakenly attributed to children who show difficulties resulting from pedagogical, political and social issues, which characterizes the pathologization process of normal difficulties. From this context, I will approach the role given to the teachers in this process and the contributions that the Neurolinguistics of discursive orientation can give to the courses of teacher training in order to avoid this process of pathologization that compromises many children.Keywords: Curriculum; Pathologization; Teacher Training; Linguistic Studies. |
id |
SE&PQ-1_af2c989dc0bcdefae9760ae119803696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/63 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professoresLinguística, Ensino, PaologizaçãoResumo: Um dos principais objetivos deste artigo é contextualizar a forma pela qual patologias relacionadas ao aprendizado, como a dislexia, têm sido equivocadamente atribuídas às crianças que apresentam dificuldades resultantes de questões pedagógicas, políticas e sociais, o que caracteriza o processo de patologização de dificuldades normais. A partir deste contexto, buscarei abordar o papel de triagem atribuído ao professor neste processso e as contribuições que a Neurolinguística de orientação discursiva pode dar aos cursos de formação de professores a fim de evitar este processo de patologização que tanto prejudica as crianças.Palavras-chave: Currículo; Patologização; Formação de Professores; Estudos Linguísticos. Contributions from discursive neurolinguistics to teacher trainingAbstract: One of the main goals of this article is to contextualize the way in which pathologies related to learning, such as dyslexia, have been mistakenly attributed to children who show difficulties resulting from pedagogical, political and social issues, which characterizes the pathologization process of normal difficulties. From this context, I will approach the role given to the teachers in this process and the contributions that the Neurolinguistics of discursive orientation can give to the courses of teacher training in order to avoid this process of pathologization that compromises many children.Keywords: Curriculum; Pathologization; Teacher Training; Linguistic Studies. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQCapes, Universidade Estadual de CampinasMoutinho, Isabella de Cássia Netto2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 289-3102525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63/43Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
title |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
spellingShingle |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores Moutinho, Isabella de Cássia Netto Linguística, Ensino, Paologização |
title_short |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
title_full |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
title_fullStr |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
title_sort |
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores |
author |
Moutinho, Isabella de Cássia Netto |
author_facet |
Moutinho, Isabella de Cássia Netto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes, Universidade Estadual de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Isabella de Cássia Netto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística, Ensino, Paologização |
topic |
Linguística, Ensino, Paologização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Um dos principais objetivos deste artigo é contextualizar a forma pela qual patologias relacionadas ao aprendizado, como a dislexia, têm sido equivocadamente atribuídas às crianças que apresentam dificuldades resultantes de questões pedagógicas, políticas e sociais, o que caracteriza o processo de patologização de dificuldades normais. A partir deste contexto, buscarei abordar o papel de triagem atribuído ao professor neste processso e as contribuições que a Neurolinguística de orientação discursiva pode dar aos cursos de formação de professores a fim de evitar este processo de patologização que tanto prejudica as crianças.Palavras-chave: Currículo; Patologização; Formação de Professores; Estudos Linguísticos. Contributions from discursive neurolinguistics to teacher trainingAbstract: One of the main goals of this article is to contextualize the way in which pathologies related to learning, such as dyslexia, have been mistakenly attributed to children who show difficulties resulting from pedagogical, political and social issues, which characterizes the pathologization process of normal difficulties. From this context, I will approach the role given to the teachers in this process and the contributions that the Neurolinguistics of discursive orientation can give to the courses of teacher training in order to avoid this process of pathologization that compromises many children.Keywords: Curriculum; Pathologization; Teacher Training; Linguistic Studies. |
description |
Resumo: Um dos principais objetivos deste artigo é contextualizar a forma pela qual patologias relacionadas ao aprendizado, como a dislexia, têm sido equivocadamente atribuídas às crianças que apresentam dificuldades resultantes de questões pedagógicas, políticas e sociais, o que caracteriza o processo de patologização de dificuldades normais. A partir deste contexto, buscarei abordar o papel de triagem atribuído ao professor neste processso e as contribuições que a Neurolinguística de orientação discursiva pode dar aos cursos de formação de professores a fim de evitar este processo de patologização que tanto prejudica as crianças.Palavras-chave: Currículo; Patologização; Formação de Professores; Estudos Linguísticos. Contributions from discursive neurolinguistics to teacher trainingAbstract: One of the main goals of this article is to contextualize the way in which pathologies related to learning, such as dyslexia, have been mistakenly attributed to children who show difficulties resulting from pedagogical, political and social issues, which characterizes the pathologization process of normal difficulties. From this context, I will approach the role given to the teachers in this process and the contributions that the Neurolinguistics of discursive orientation can give to the courses of teacher training in order to avoid this process of pathologization that compromises many children.Keywords: Curriculum; Pathologization; Teacher Training; Linguistic Studies. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/63/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 289-310 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824319839076352 |