Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359
Resumo: Abstract: One of Discursive Neurolinguistics’ (DN) objects of analysis is the increase in courses that link cognition, psychology, and neurology - the so-called neurosciences - to education. The goal of these courses, in general, is to help the teachers to understand biological processes involved in learning and brain functioning, which, in theory, would help to understand students’ difficulties and rethink pedagogical practices. In this paper, weanalyze the recent advances by the so-called Neurosciences or neuroeducation on teacher training courses and its approach to learning difficulties, especially Dyslexia. Based on DN, we analyzed a representative article that shows the point of view that Neuroscience discloses about Dyslexia, and we propose a counter-discourse for this perspective
id CAMP_d8ed20d3c618a5f8da25191208644860
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266318
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursivaDislexiaNeuroeducaçãoDificuldades escolaresDyslexiaArtigo originalAbstract: One of Discursive Neurolinguistics’ (DN) objects of analysis is the increase in courses that link cognition, psychology, and neurology - the so-called neurosciences - to education. The goal of these courses, in general, is to help the teachers to understand biological processes involved in learning and brain functioning, which, in theory, would help to understand students’ difficulties and rethink pedagogical practices. In this paper, weanalyze the recent advances by the so-called Neurosciences or neuroeducation on teacher training courses and its approach to learning difficulties, especially Dyslexia. Based on DN, we analyzed a representative article that shows the point of view that Neuroscience discloses about Dyslexia, and we propose a counter-discourse for this perspectiveResumo: Um dos objetos de análise da Neurolinguística Discursiva (ND) é o aumento de cursos que relacionam os estudos da cognição, a psicologia e a neurologia – as chamadas neurociências – com a educação. O objetivo desses cursos, em geral, é ajudar o professor a compreender processos biológicos envolvidos na aprendizagem e o funcionamento cerebral, o que, em tese, ajudaria a compreender as dificuldades dos alunos e repensar as práticas pedagógicas. Neste trabalho, analisamos o recente avanço das chamadas Neurociências ou a Neuroeducação sobre os cursos de formação de professores e sua abordagem das dificuldades de aprendizagem, sobretudo da Dislexia. À luz da ND, analisamos um artigo representativo do ponto de vista que a Neurociência divulga sobre a Dislexia e propomos um contradiscurso para esta perspectivaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8359MOUTINHO, Isabella de Cássia Netto; COUDRY, Maria Irma Hadler. Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita: análise à luz da neurolinguística discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) . São Carlos, SP : Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2021. Vol. 50, n. 3, (dez. 2021), p. 1136-1158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266318porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-11T16:05:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-04-11T16:05:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
title Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
spellingShingle Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
Moutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-
Dislexia
Neuroeducação
Dificuldades escolares
Dyslexia
Artigo original
title_short Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
title_full Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
title_fullStr Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
title_full_unstemmed Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
title_sort Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita : análise à luz da neurolinguística discursiva
author Moutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-
author_facet Moutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
author_role author
author2 Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moutinho, Isabella de Cássia Netto, 1989-
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Neuroeducação
Dificuldades escolares
Dyslexia
Artigo original
topic Dislexia
Neuroeducação
Dificuldades escolares
Dyslexia
Artigo original
description Abstract: One of Discursive Neurolinguistics’ (DN) objects of analysis is the increase in courses that link cognition, psychology, and neurology - the so-called neurosciences - to education. The goal of these courses, in general, is to help the teachers to understand biological processes involved in learning and brain functioning, which, in theory, would help to understand students’ difficulties and rethink pedagogical practices. In this paper, weanalyze the recent advances by the so-called Neurosciences or neuroeducation on teacher training courses and its approach to learning difficulties, especially Dyslexia. Based on DN, we analyzed a representative article that shows the point of view that Neuroscience discloses about Dyslexia, and we propose a counter-discourse for this perspective
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359
MOUTINHO, Isabella de Cássia Netto; COUDRY, Maria Irma Hadler. Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita: análise à luz da neurolinguística discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) . São Carlos, SP : Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2021. Vol. 50, n. 3, (dez. 2021), p. 1136-1158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359
identifier_str_mv MOUTINHO, Isabella de Cássia Netto; COUDRY, Maria Irma Hadler. Neuroeducação e dificuldades de leitura e escrita: análise à luz da neurolinguística discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) . São Carlos, SP : Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2021. Vol. 50, n. 3, (dez. 2021), p. 1136-1158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8359. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827668996096