Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamith-Cruz, Judite
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Alice, Carvalho, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58
Resumo: Resumo: Com o recurso ao software MAXQDA12, realizou-se um Estudo de Caso documentado, junto de profissionais sobre a autonomia desejada de jovens, residentes em Lares de Infância e Juventude (LIJ’s). Foram efetuadas 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos, em Braga – Portugal. Comentados os segmentos de texto, as perceções da individualidade a favorecer e ambicionada para os mais jovens residentes de longa duração, conduzem a conclusões em que se apreendem exigências de suporte emocional nas relações prévias, em que seja prioritária a reciprocidade, a confiança e a proximidade. Acresce que as normas de um LIJ implicam a estabilidade de espaços e de tempos comunitários, mas os resultados demonstram que as exigências não mudam, após a saída da instituição.Palavras-chave: Educação; Autonomia; Residências de Acolhimento, Software MAXQDA. Education for autonomy in children and youth institutions: what they say the profissional's narrativesAbstract: With the use of MAXQDA 12 software, a documented case study was carried out with professionals about the desired autonomy of young people living in long-term Foster Care Homes (FCH’s). We performed, and commented, 14 semi-structured interviews, open-closed and standardized, to educators and technicians, in Braga - Portugal. The segments of texts - units of meaning – are about prceptions of desired individuality for the youngest residents, and lead to conclusions on emotional support requirements in previous relationships, given priority to reciprocity, trust and closeness. In addition, the rules of a FCH imply the stability of community spaces and times, but the results demonstrate that the requirements do not change after young adults leave the institution.Keywords: Education; Autonomy; Foster Care; Software MAXQDA. 
id SE&PQ-1_c7308f16ec1ec7f27fa13f0dbc2486a7
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/58
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionaisResumo: Com o recurso ao software MAXQDA12, realizou-se um Estudo de Caso documentado, junto de profissionais sobre a autonomia desejada de jovens, residentes em Lares de Infância e Juventude (LIJ’s). Foram efetuadas 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos, em Braga – Portugal. Comentados os segmentos de texto, as perceções da individualidade a favorecer e ambicionada para os mais jovens residentes de longa duração, conduzem a conclusões em que se apreendem exigências de suporte emocional nas relações prévias, em que seja prioritária a reciprocidade, a confiança e a proximidade. Acresce que as normas de um LIJ implicam a estabilidade de espaços e de tempos comunitários, mas os resultados demonstram que as exigências não mudam, após a saída da instituição.Palavras-chave: Educação; Autonomia; Residências de Acolhimento, Software MAXQDA. Education for autonomy in children and youth institutions: what they say the profissional's narrativesAbstract: With the use of MAXQDA 12 software, a documented case study was carried out with professionals about the desired autonomy of young people living in long-term Foster Care Homes (FCH’s). We performed, and commented, 14 semi-structured interviews, open-closed and standardized, to educators and technicians, in Braga - Portugal. The segments of texts - units of meaning – are about prceptions of desired individuality for the youngest residents, and lead to conclusions on emotional support requirements in previous relationships, given priority to reciprocity, trust and closeness. In addition, the rules of a FCH imply the stability of community spaces and times, but the results demonstrate that the requirements do not change after young adults leave the institution.Keywords: Education; Autonomy; Foster Care; Software MAXQDA. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 353-367Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 353-3672525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58/46Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessZamith-Cruz, JuditeLopes, AliceCarvalho, Maria de Lurdes2022-01-29T23:26:32Zoai:editora.sepq.org.br:article/58Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:26:32Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
title Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
spellingShingle Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
Zamith-Cruz, Judite
title_short Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
title_full Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
title_fullStr Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
title_full_unstemmed Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
title_sort Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais
author Zamith-Cruz, Judite
author_facet Zamith-Cruz, Judite
Lopes, Alice
Carvalho, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Lopes, Alice
Carvalho, Maria de Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamith-Cruz, Judite
Lopes, Alice
Carvalho, Maria de Lurdes
description Resumo: Com o recurso ao software MAXQDA12, realizou-se um Estudo de Caso documentado, junto de profissionais sobre a autonomia desejada de jovens, residentes em Lares de Infância e Juventude (LIJ’s). Foram efetuadas 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos, em Braga – Portugal. Comentados os segmentos de texto, as perceções da individualidade a favorecer e ambicionada para os mais jovens residentes de longa duração, conduzem a conclusões em que se apreendem exigências de suporte emocional nas relações prévias, em que seja prioritária a reciprocidade, a confiança e a proximidade. Acresce que as normas de um LIJ implicam a estabilidade de espaços e de tempos comunitários, mas os resultados demonstram que as exigências não mudam, após a saída da instituição.Palavras-chave: Educação; Autonomia; Residências de Acolhimento, Software MAXQDA. Education for autonomy in children and youth institutions: what they say the profissional's narrativesAbstract: With the use of MAXQDA 12 software, a documented case study was carried out with professionals about the desired autonomy of young people living in long-term Foster Care Homes (FCH’s). We performed, and commented, 14 semi-structured interviews, open-closed and standardized, to educators and technicians, in Braga - Portugal. The segments of texts - units of meaning – are about prceptions of desired individuality for the youngest residents, and lead to conclusions on emotional support requirements in previous relationships, given priority to reciprocity, trust and closeness. In addition, the rules of a FCH imply the stability of community spaces and times, but the results demonstrate that the requirements do not change after young adults leave the institution.Keywords: Education; Autonomy; Foster Care; Software MAXQDA. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/58/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 353-367
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 353-367
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747254542336