Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/272 |
Resumo: | Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. |
id |
SE&PQ-1_c7c28acfd620c7058d890f92005e1449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/272 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuaçãoResumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/27210.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-325Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-3252525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/272/162Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francisca Bertilia ChavesMartins, Luiza Valeska de MesquitaBranco, July Grassiely de OliveiraSampaio, Patrícia PassosCatrib, Ana Maria Fontenelle2022-01-29T23:22:54Zoai:editora.sepq.org.br:article/272Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:54Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
title |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
spellingShingle |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação Costa, Francisca Bertilia Chaves |
title_short |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
title_full |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
title_fullStr |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
title_sort |
Educação a distância: o significado da docência e as estratégias de fortalecimento para sua atuação |
author |
Costa, Francisca Bertilia Chaves |
author_facet |
Costa, Francisca Bertilia Chaves Martins, Luiza Valeska de Mesquita Branco, July Grassiely de Oliveira Sampaio, Patrícia Passos Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Luiza Valeska de Mesquita Branco, July Grassiely de Oliveira Sampaio, Patrícia Passos Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisca Bertilia Chaves Martins, Luiza Valeska de Mesquita Branco, July Grassiely de Oliveira Sampaio, Patrícia Passos Catrib, Ana Maria Fontenelle |
description |
Resumo: Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de 11 entrevistas com docentes, com um ano de experiência nessa modalidade de ensino, de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. As entrevistas foram gravadas e transcritas, logo após foram ponderadas por meio da análise de conteúdo, mediante Parecer de aprovação do Comitê de Ética nº 1.795.390. Os resultados foram analisados a partir de duas categorias temáticas: 1) O significado de ser docente na EaD; e 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na educação a distância. Diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias em que a sociedade contemporânea se encontra imersa, ressalta-se a necessidade de os educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.Palavras-chave: Educação a Distância; Docentes; Tecnologia. Distance education: the meaning of teaching and the strategies for strengthening its performanceAbstract: The objective was to identify the meaning of being a teacher in distance education from the perspective of teachers, as well as to identify the strategies for strengthening their performance. This is a descriptive research, with a qualitative approach was conducted from 11 interviews with teachers, with one year of experience in this type of teaching, from a Higher Education Institution of the city of Fortaleza / Ceará in 2017. The interviews were recorded and transcribed. afterwards, they were weighted through content analysis, upon approval of Ethics Committee no. 1,795.390. The results were analyzed from two thematic categories: 1) The meaning of being a teacher in EaD; and 2) Strategies for strengthening teaching in distance education. We can claim that, given the diversity of possibilities resulting from the technologies in which contemporary society is submerged, we should highlight the need for educators to reframe their teaching practice for introducing these technologies in their educational context.Keywords: Education Distance; Faculty; Technology. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/272 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/272 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/272/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-325 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 312-325 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.7.n.14 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747835453440 |