O método biográfico na investigação das identidades profissionais docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/231
Resumo: Resumo: A identidade docente é construída a partir de relações sociais e profissionais. A compreensão da construção desta identidade exige o conhecimento de elementos subjetivos de suas vidas. As metodologias vinculadas ao método biográfico têm como um de seus princípios a presença da “voz” dos sujeitos na construção da pesquisa. O artigo apresenta a pertinência do método biográfico em pesquisas sobre o tema, e a investigação biográfico-narrativa como indicação para a investigação da identidade profissional. A questão das identidades profissionais tem como referência Dubar (2005); a discussão sobre o método biográfico tem como base estudos de Bueno (2002), Abrahão (2004), Galvão (2005), Bolívar e Domingo (2006), Souza (2011), entre outros. Demonstra-se que o método discutido é indicado para o estudo das identidades profissionais docentes ao proporcionar caminhos e estratégias para que o pesquisador conheça os aspectos significativos das trajetórias vividas (DUBAR, 2005) dos professores por meio de suas próprias narrativas.Palavras-chave: Método biográfico; Identidades profissionais; Investigação biográfico-narrativa. The biographical method in research on teacher’s professional identitiesAbstract: Teacher’s identity is construed through social and professional relationships. Understanding this construction demands knowledge of subjective elements of their lives. One principle of methodologies relating to biographical methods is the presence of the subject’s “voice” during research development. The pertinence of the biographical method is presented, and the biographical-narrative research is suggested for the investigation of teacher’s professional identity. Discussion on professional identities is based on Dubar (2005), while discussion on biographical method is based on Bueno (2002), Abrahão (2004), Galvão (1995), Bolívar and Domingo (2006), Souza (2011), and other authors. It is concluded that the aforementioned method is suited for research on teacher’s professional identities for providing paths and strategies that allow the researcher to find out meaningful aspects of teacher’s life experiences (DUBAR, 2005) through their own narratives.Keywords: Biographical method; Professional identity; Biographical-narrative investigation. 
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