Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139
Resumo: Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.
id IVOTI-1_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da EducaçãoProsopografiaHistória da EducaçãoMetodologia de pesquisaEducaçãoEste artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13910.55602/rlic.v6i1.174Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 56-652525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139/146https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Cristiano Hass da2024-06-06T20:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:26Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
title Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
spellingShingle Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Prosopografia
História da Educação
Metodologia de pesquisa
Educação
title_short Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
title_full Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
title_fullStr Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
title_full_unstemmed Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
title_sort Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
author Silva, Eduardo Cristiano Hass da
author_facet Silva, Eduardo Cristiano Hass da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Cristiano Hass da
dc.subject.por.fl_str_mv Prosopografia
História da Educação
Metodologia de pesquisa
Educação
topic Prosopografia
História da Educação
Metodologia de pesquisa
Educação
description Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139
10.55602/rlic.v6i1.174
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i1.174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139/146
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 56-65
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359193874432