Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar. |
id |
IVOTI-1_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da EducaçãoProsopografiaHistória da EducaçãoMetodologia de pesquisaEducaçãoEste artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13910.55602/rlic.v6i1.174Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 56-652525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139/146https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Cristiano Hass da2024-06-06T20:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:26Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
title |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
spellingShingle |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação Silva, Eduardo Cristiano Hass da Prosopografia História da Educação Metodologia de pesquisa Educação |
title_short |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
title_full |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
title_fullStr |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
title_full_unstemmed |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
title_sort |
Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação |
author |
Silva, Eduardo Cristiano Hass da |
author_facet |
Silva, Eduardo Cristiano Hass da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Cristiano Hass da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prosopografia História da Educação Metodologia de pesquisa Educação |
topic |
Prosopografia História da Educação Metodologia de pesquisa Educação |
description |
Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139 10.55602/rlic.v6i1.174 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v6i1.174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 56-65 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359193874432 |