Pesquisa qualitativa em ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mól, Gerson de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140
Resumo: Resumo: Esse ensaio descreve uma visão pessoal sobre a Pesquisa Qualitativa, partindo da experiência de um professor de Ensino de Química, atuante em cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Define a área de Ensino de Química, descrevendo seu surgimento e sua caracterização como campo do conhecimento com objeto de pesquisa próprio. Por meio de um relato pessoal, descreve a trajetória de formação como pesquisador em Ensino de Ciências e apresenta a área de Ensino de Química, desde a criação da Divisão de Ensino na SBQ até o contexto atual. Define e apresenta a Pesquisa Qualitativa, apresentando alguns aspectos centrais que caracterizam uma pesquisa como sendo de natureza qualitativa, além de algumas abordagens da pesquisa qualitativa empregadas no Ensino de Química (pesquisa narrativa, pesquisa etnográfica, pesquisa ação, pesquisa estudo de caso, pesquisa fenomenológica e pesquisa documental). Por fim, aborda questões relacionadas a coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Educação Química; Pesquisa Qualitativa; Métodos Qualitativos. Qualitative research in chemistry teachingAbstract: This assay describes a personal view over Qualitative Research, from the experience of a Chemical Education teacher working in postgraduate courses in Science Education. It defines the Chemical Education field, describing its emergence and its characterization as a field of knowledge with its own research object. By means of a personal report, the path of formation as a Science Education researcher is described and the Chemical Education field, from the creation of the Education Division within the Brazilian Chemical Society up to the current situation, is introduced. It defines and presents the Qualitative Research, introducing some of the central aspects that characterize a research as qualitative, besides some of the qualitative research approaches used in Chemical Education (narrative research, ethnographic research, action research, case study research, phenomenological research and documental research). Finally, it addresses points related to the gathering and analysis of qualitative data.Keywords: Chemical Education; Qualitative research; Qualitative Methods. 
id SE&PQ-1_d8c242b9cb740ef1b112f307be7e0b3d
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/140
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Pesquisa qualitativa em ensino de químicaEnsinoResumo: Esse ensaio descreve uma visão pessoal sobre a Pesquisa Qualitativa, partindo da experiência de um professor de Ensino de Química, atuante em cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Define a área de Ensino de Química, descrevendo seu surgimento e sua caracterização como campo do conhecimento com objeto de pesquisa próprio. Por meio de um relato pessoal, descreve a trajetória de formação como pesquisador em Ensino de Ciências e apresenta a área de Ensino de Química, desde a criação da Divisão de Ensino na SBQ até o contexto atual. Define e apresenta a Pesquisa Qualitativa, apresentando alguns aspectos centrais que caracterizam uma pesquisa como sendo de natureza qualitativa, além de algumas abordagens da pesquisa qualitativa empregadas no Ensino de Química (pesquisa narrativa, pesquisa etnográfica, pesquisa ação, pesquisa estudo de caso, pesquisa fenomenológica e pesquisa documental). Por fim, aborda questões relacionadas a coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Educação Química; Pesquisa Qualitativa; Métodos Qualitativos. Qualitative research in chemistry teachingAbstract: This assay describes a personal view over Qualitative Research, from the experience of a Chemical Education teacher working in postgraduate courses in Science Education. It defines the Chemical Education field, describing its emergence and its characterization as a field of knowledge with its own research object. By means of a personal report, the path of formation as a Science Education researcher is described and the Chemical Education field, from the creation of the Education Division within the Brazilian Chemical Society up to the current situation, is introduced. It defines and presents the Qualitative Research, introducing some of the central aspects that characterize a research as qualitative, besides some of the qualitative research approaches used in Chemical Education (narrative research, ethnographic research, action research, case study research, phenomenological research and documental research). Finally, it addresses points related to the gathering and analysis of qualitative data.Keywords: Chemical Education; Qualitative research; Qualitative Methods. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQMól, Gerson de Souza2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 495-5132525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140/96Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa qualitativa em ensino de química
title Pesquisa qualitativa em ensino de química
spellingShingle Pesquisa qualitativa em ensino de química
Mól, Gerson de Souza
Ensino
title_short Pesquisa qualitativa em ensino de química
title_full Pesquisa qualitativa em ensino de química
title_fullStr Pesquisa qualitativa em ensino de química
title_full_unstemmed Pesquisa qualitativa em ensino de química
title_sort Pesquisa qualitativa em ensino de química
author Mól, Gerson de Souza
author_facet Mól, Gerson de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mól, Gerson de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Esse ensaio descreve uma visão pessoal sobre a Pesquisa Qualitativa, partindo da experiência de um professor de Ensino de Química, atuante em cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Define a área de Ensino de Química, descrevendo seu surgimento e sua caracterização como campo do conhecimento com objeto de pesquisa próprio. Por meio de um relato pessoal, descreve a trajetória de formação como pesquisador em Ensino de Ciências e apresenta a área de Ensino de Química, desde a criação da Divisão de Ensino na SBQ até o contexto atual. Define e apresenta a Pesquisa Qualitativa, apresentando alguns aspectos centrais que caracterizam uma pesquisa como sendo de natureza qualitativa, além de algumas abordagens da pesquisa qualitativa empregadas no Ensino de Química (pesquisa narrativa, pesquisa etnográfica, pesquisa ação, pesquisa estudo de caso, pesquisa fenomenológica e pesquisa documental). Por fim, aborda questões relacionadas a coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Educação Química; Pesquisa Qualitativa; Métodos Qualitativos. Qualitative research in chemistry teachingAbstract: This assay describes a personal view over Qualitative Research, from the experience of a Chemical Education teacher working in postgraduate courses in Science Education. It defines the Chemical Education field, describing its emergence and its characterization as a field of knowledge with its own research object. By means of a personal report, the path of formation as a Science Education researcher is described and the Chemical Education field, from the creation of the Education Division within the Brazilian Chemical Society up to the current situation, is introduced. It defines and presents the Qualitative Research, introducing some of the central aspects that characterize a research as qualitative, besides some of the qualitative research approaches used in Chemical Education (narrative research, ethnographic research, action research, case study research, phenomenological research and documental research). Finally, it addresses points related to the gathering and analysis of qualitative data.Keywords: Chemical Education; Qualitative research; Qualitative Methods. 
description Resumo: Esse ensaio descreve uma visão pessoal sobre a Pesquisa Qualitativa, partindo da experiência de um professor de Ensino de Química, atuante em cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências. Define a área de Ensino de Química, descrevendo seu surgimento e sua caracterização como campo do conhecimento com objeto de pesquisa próprio. Por meio de um relato pessoal, descreve a trajetória de formação como pesquisador em Ensino de Ciências e apresenta a área de Ensino de Química, desde a criação da Divisão de Ensino na SBQ até o contexto atual. Define e apresenta a Pesquisa Qualitativa, apresentando alguns aspectos centrais que caracterizam uma pesquisa como sendo de natureza qualitativa, além de algumas abordagens da pesquisa qualitativa empregadas no Ensino de Química (pesquisa narrativa, pesquisa etnográfica, pesquisa ação, pesquisa estudo de caso, pesquisa fenomenológica e pesquisa documental). Por fim, aborda questões relacionadas a coleta e análise de dados qualitativos.Palavras-chave: Educação Química; Pesquisa Qualitativa; Métodos Qualitativos. Qualitative research in chemistry teachingAbstract: This assay describes a personal view over Qualitative Research, from the experience of a Chemical Education teacher working in postgraduate courses in Science Education. It defines the Chemical Education field, describing its emergence and its characterization as a field of knowledge with its own research object. By means of a personal report, the path of formation as a Science Education researcher is described and the Chemical Education field, from the creation of the Education Division within the Brazilian Chemical Society up to the current situation, is introduced. It defines and presents the Qualitative Research, introducing some of the central aspects that characterize a research as qualitative, besides some of the qualitative research approaches used in Chemical Education (narrative research, ethnographic research, action research, case study research, phenomenological research and documental research). Finally, it addresses points related to the gathering and analysis of qualitative data.Keywords: Chemical Education; Qualitative research; Qualitative Methods. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/140/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 495-513
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321397260288