Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adriano Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28
Resumo: Resumo: Esta pesquisa buscou obter as representações de uma amostra de professores de Física efetivos na educação pública do estado de São Paulo, com relação ao processo de implantação e utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, os quais se constituíram no instrumento de implantação real do currículo oficial de Física para o estado de SP, a partir do ano de 2008. Fizemos uso de noções de Análise de Discurso na linha francesa como suporte teórico para analisar alguns dos documentos oficiais e as entrevistas realizadas com os professores. Identificamos a existência de contradições entre o discurso oficial da Secretaria da Educação e o dos professores da amostra entrevistada. Os entrevistados alegam que não foram consultados na elaboração dos Cadernos, não foram preparados para utilizá-los, identificam pontos de imprecisão nos materiais avaliados, a falta de retorno sobre as críticas e se sentem desprestigiados pela forma como são habitualmente tratados.Palavras-chave Teacher representations about physics curriculum and student’s and teacher’s notebooks of São Paulo stateAbstract: This research aimed to raise the representations of in-service High School Physics teachers, of São Paulo State (Brazil), about the implementation of the Teachers’ and Students’ Notebooks, which turned to be the official physics curriculum, from the year 2008. We made use of notions of the French Discourse Analysis as theoretical referential to analyze interviews made with teachers. The study allowed identifying some contradictions between the official discourse and teachers’ discourses. Teachers claim they did not participate in the preparation of these notebooks, were not prepared to use them, and identified several mistakes in the notebooks evaluated, with no return about their criticism. They feel to be discredited taking into consideration the form they are treated.Keywords: Physics Teaching; Courseware; Discourse Analysis.
id SE&PQ-1_e8240562b8c49867c1a9d5d3d085daf1
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/28
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São PauloResumo: Esta pesquisa buscou obter as representações de uma amostra de professores de Física efetivos na educação pública do estado de São Paulo, com relação ao processo de implantação e utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, os quais se constituíram no instrumento de implantação real do currículo oficial de Física para o estado de SP, a partir do ano de 2008. Fizemos uso de noções de Análise de Discurso na linha francesa como suporte teórico para analisar alguns dos documentos oficiais e as entrevistas realizadas com os professores. Identificamos a existência de contradições entre o discurso oficial da Secretaria da Educação e o dos professores da amostra entrevistada. Os entrevistados alegam que não foram consultados na elaboração dos Cadernos, não foram preparados para utilizá-los, identificam pontos de imprecisão nos materiais avaliados, a falta de retorno sobre as críticas e se sentem desprestigiados pela forma como são habitualmente tratados.Palavras-chave Teacher representations about physics curriculum and student’s and teacher’s notebooks of São Paulo stateAbstract: This research aimed to raise the representations of in-service High School Physics teachers, of São Paulo State (Brazil), about the implementation of the Teachers’ and Students’ Notebooks, which turned to be the official physics curriculum, from the year 2008. We made use of notions of the French Discourse Analysis as theoretical referential to analyze interviews made with teachers. The study allowed identifying some contradictions between the official discourse and teachers’ discourses. Teachers claim they did not participate in the preparation of these notebooks, were not prepared to use them, and identified several mistakes in the notebooks evaluated, with no return about their criticism. They feel to be discredited taking into consideration the form they are treated.Keywords: Physics Teaching; Courseware; Discourse Analysis.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 106-130Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 106-1302525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28/23Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Adriano VieiraNardi, Roberto2019-01-29T17:00:29Zoai:editora.sepq.org.br:article/28Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:00:29Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
title Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
spellingShingle Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
Carvalho, Adriano Vieira
title_short Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
title_full Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
title_fullStr Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
title_sort Representações de professores sobre o currículo de física e os cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo
author Carvalho, Adriano Vieira
author_facet Carvalho, Adriano Vieira
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adriano Vieira
Nardi, Roberto
description Resumo: Esta pesquisa buscou obter as representações de uma amostra de professores de Física efetivos na educação pública do estado de São Paulo, com relação ao processo de implantação e utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno, os quais se constituíram no instrumento de implantação real do currículo oficial de Física para o estado de SP, a partir do ano de 2008. Fizemos uso de noções de Análise de Discurso na linha francesa como suporte teórico para analisar alguns dos documentos oficiais e as entrevistas realizadas com os professores. Identificamos a existência de contradições entre o discurso oficial da Secretaria da Educação e o dos professores da amostra entrevistada. Os entrevistados alegam que não foram consultados na elaboração dos Cadernos, não foram preparados para utilizá-los, identificam pontos de imprecisão nos materiais avaliados, a falta de retorno sobre as críticas e se sentem desprestigiados pela forma como são habitualmente tratados.Palavras-chave Teacher representations about physics curriculum and student’s and teacher’s notebooks of São Paulo stateAbstract: This research aimed to raise the representations of in-service High School Physics teachers, of São Paulo State (Brazil), about the implementation of the Teachers’ and Students’ Notebooks, which turned to be the official physics curriculum, from the year 2008. We made use of notions of the French Discourse Analysis as theoretical referential to analyze interviews made with teachers. The study allowed identifying some contradictions between the official discourse and teachers’ discourses. Teachers claim they did not participate in the preparation of these notebooks, were not prepared to use them, and identified several mistakes in the notebooks evaluated, with no return about their criticism. They feel to be discredited taking into consideration the form they are treated.Keywords: Physics Teaching; Courseware; Discourse Analysis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28/23
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 106-130
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 106-130
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747215745024