Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Dália Melissa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Conrado, Iris Selene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40
Resumo: Resumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. 
id SE&PQ-1_f0f92a89bf2e58a86316311a570d85cb
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/40
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologiaResumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQConrado, Dália MelissaConrado, Iris Selene2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-2312525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40/35Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
title Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
spellingShingle Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
Conrado, Dália Melissa
title_short Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
title_full Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
title_fullStr Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
title_full_unstemmed Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
title_sort Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
author Conrado, Dália Melissa
author_facet Conrado, Dália Melissa
Conrado, Iris Selene
author_role author
author2 Conrado, Iris Selene
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Dália Melissa
Conrado, Iris Selene
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. 
description Resumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/40/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-231
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321233682432