Análise e crítica do discurso argumentativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plantin, Christian
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365
Resumo: A lógica, dita como a mãe da argumentação (a menos que seja o contrário), é a ciência da transferência correta da verdade de enunciado a enunciado. Ela distingue discursos encadeados de maneira válida e discursos duvidosos como “Eu não sou compreendido.Os grandes artistas nunca são compreendidos (suspiro)”, que se pode supor visar, de maneira não válida, à conclusão “Eu sou um grande artista”. Por generalização ou por analogia, pode se perguntar o que vem a ser essa noção de validade, quando se passa para o discurso ordinário: a teoria da argumentação fornece os critérios que permitem opor discurso “válido” e discurso “não válido”? Então, o que significa esse termo? Deve-se tomá-lo no sentido puramente lógico, ou no sentido amplo de falacioso, sofista, mentiroso, manipulador, perverso...? De modo geral, como construir os instrumentos de uma crítica do discurso argumentativo, instrumentos sem os quais “o pensamento crítico” corre o forte risco de esvaziar-se? A pergunta abrange aspectos múltiplos e pode facilmente dar lugar a mal-entendidos.
id UESC-1_91fae4e2f70d1ee6eab1d335ed0af726
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/365
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Análise e crítica do discurso argumentativoA lógica, dita como a mãe da argumentação (a menos que seja o contrário), é a ciência da transferência correta da verdade de enunciado a enunciado. Ela distingue discursos encadeados de maneira válida e discursos duvidosos como “Eu não sou compreendido.Os grandes artistas nunca são compreendidos (suspiro)”, que se pode supor visar, de maneira não válida, à conclusão “Eu sou um grande artista”. Por generalização ou por analogia, pode se perguntar o que vem a ser essa noção de validade, quando se passa para o discurso ordinário: a teoria da argumentação fornece os critérios que permitem opor discurso “válido” e discurso “não válido”? Então, o que significa esse termo? Deve-se tomá-lo no sentido puramente lógico, ou no sentido amplo de falacioso, sofista, mentiroso, manipulador, perverso...? De modo geral, como construir os instrumentos de uma crítica do discurso argumentativo, instrumentos sem os quais “o pensamento crítico” corre o forte risco de esvaziar-se? A pergunta abrange aspectos múltiplos e pode facilmente dar lugar a mal-entendidos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 17-37Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 17-372237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365/371Plantin, Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/365Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:04:54EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e crítica do discurso argumentativo
title Análise e crítica do discurso argumentativo
spellingShingle Análise e crítica do discurso argumentativo
Plantin, Christian
title_short Análise e crítica do discurso argumentativo
title_full Análise e crítica do discurso argumentativo
title_fullStr Análise e crítica do discurso argumentativo
title_full_unstemmed Análise e crítica do discurso argumentativo
title_sort Análise e crítica do discurso argumentativo
author Plantin, Christian
author_facet Plantin, Christian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plantin, Christian
description A lógica, dita como a mãe da argumentação (a menos que seja o contrário), é a ciência da transferência correta da verdade de enunciado a enunciado. Ela distingue discursos encadeados de maneira válida e discursos duvidosos como “Eu não sou compreendido.Os grandes artistas nunca são compreendidos (suspiro)”, que se pode supor visar, de maneira não válida, à conclusão “Eu sou um grande artista”. Por generalização ou por analogia, pode se perguntar o que vem a ser essa noção de validade, quando se passa para o discurso ordinário: a teoria da argumentação fornece os critérios que permitem opor discurso “válido” e discurso “não válido”? Então, o que significa esse termo? Deve-se tomá-lo no sentido puramente lógico, ou no sentido amplo de falacioso, sofista, mentiroso, manipulador, perverso...? De modo geral, como construir os instrumentos de uma crítica do discurso argumentativo, instrumentos sem os quais “o pensamento crítico” corre o forte risco de esvaziar-se? A pergunta abrange aspectos múltiplos e pode facilmente dar lugar a mal-entendidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365/371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 17-37
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 17-37
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431613001728