O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro Mendes da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10
Resumo: Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muito deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.Palavras-chave: formadores de professores; interaccionismo simbólico; pesquisa sobre a prática; educação.
id SE&PQ-1_fc7cd3056177f90fa6bab51f93dd971b
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/10
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICANa sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muito deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.Palavras-chave: formadores de professores; interaccionismo simbólico; pesquisa sobre a prática; educação.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10Qualitative Research Journal ; Vol. 1 No. 1 (2005): Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustentaRevista Pesquisa Qualitativa; v. 1 n. 1 (2005): Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustenta2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10/10Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessPonte, João Pedro Mendes da2022-01-29T23:24:14Zoai:editora.sepq.org.br:article/10Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:24:14Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
title O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
spellingShingle O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
Ponte, João Pedro Mendes da
title_short O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
title_full O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
title_fullStr O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
title_full_unstemmed O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
title_sort O INTERACCIONISMO SIMBÓLICO E A PESQUISA SOBRE A NOSSA PRÓPRIA PRÁTICA
author Ponte, João Pedro Mendes da
author_facet Ponte, João Pedro Mendes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro Mendes da
description Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muito deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.Palavras-chave: formadores de professores; interaccionismo simbólico; pesquisa sobre a prática; educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 1 No. 1 (2005): Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustenta
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 1 n. 1 (2005): Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustenta
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747197919232