O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4086
Resumo: Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.
id RCAP_b3f3ab86b3d557d785372da85b1f235d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria práticaParadigmaColaboraçãoParadigmCollaborationFormação de professoresTeacher educationPractitioner ResearchMetodologia de investigaçãoNa sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.In their practice, professionals of education face countless problems, some of which of high complexity. Instead of waiting for solutions coming from the outside, many of them are trying to research directly those problems. This paper discusses the features of such kind of research. The discussion is illustrated by the journey of a group of mathematics teachers and teacher educators from several school levels, based in symbolic interactionism. However, the proximity between subject and object rises to the researcher that studies his/her own practice specific problems, quite different from those that face the researcher that studies alien cultures. The paper analyses this and other epistemological, methodological, and ethical problems that are involved in this kind of research and discusses its potentialities as a form of construction of valid knowledge about education.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-09-12T15:26:33Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4086porPonte, J. P. (2005). O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática. Revista Pesquisa Qualitativa, 1, 107-134.1809-0257info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:47.819288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
title O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
spellingShingle O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
Ponte, João Pedro da
Paradigma
Colaboração
Paradigm
Collaboration
Formação de professores
Teacher education
Practitioner Research
Metodologia de investigação
title_short O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
title_full O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
title_fullStr O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
title_full_unstemmed O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
title_sort O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma
Colaboração
Paradigm
Collaboration
Formação de professores
Teacher education
Practitioner Research
Metodologia de investigação
topic Paradigma
Colaboração
Paradigm
Collaboration
Formação de professores
Teacher education
Practitioner Research
Metodologia de investigação
description Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2011-09-12T15:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4086
url http://hdl.handle.net/10451/4086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (2005). O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática. Revista Pesquisa Qualitativa, 1, 107-134.
1809-0257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183036026880