Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, A. S.
Data de Publicação: 1973
Outros Autores: Costa, G. L., Sauer, H. F. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais da Sociedade Entomológica do Brasil
Texto Completo: https://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/8
Resumo: Bemisia tabaci ocorre em todo o Brasil em culturas e plantas da vegetação espontânea, geralmente em populações baixas. Em 1968, em algodoeiros, e em 1972/1973 em soja, algodoeiro e feijoeiro, foi registrado surto populacional elevado do inseto no Norte do Paraná e região de Ourinhos, SP. As viroses da soja (mosaico, encarquilhamento), do algodoeiro (mosaico comum) e do feijoeiro (mosaico anão e mosaico dourado) infetaram praticamente 100% dos feijoeiros dessas áreas. O surto anormal da mosca -branca registrado e atribuído a larga faixa de plantio de soja (novembro-janeiro) e as condições favoráveis de ambiente (verão longo e quente), que permitiram o desenvolvimento de grandes populações do inseto nos últimos plantios, passando então para o feijão da seca. A possibilidade de ser raça nova de alto potencial biótico foi considerada, mas não corresponde aos fatos. Se populações da mosca-branca continuarem elevadas em anos futuros e de se esperar aumento de importância econômica das viroses que transmite e provavelmente o aparecimento de novas molas- tias transmitidas por esse inseto nessas regiões. Controle químico da mosca-branca difícil e oneroso; considera-se que o estreita- mento da faixa de plantio da soja poderá reduzir a importncia do problema a proporções menores. É apontada a necessidade de uma intensificação das pesquisas sobre o controle da mosca-branca e nas áreas de resistência das culturas ao inseto e as viroses que transmite.
id SEB-1_8398c985a8952bc56df05cd447d1e138
oai_identifier_str oai:ojs.anais.seb.org.br:article/8
network_acronym_str SEB-1
network_name_str Anais da Sociedade Entomológica do Brasil
repository_id_str
spelling Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São PauloBemisia tabaci ocorre em todo o Brasil em culturas e plantas da vegetação espontânea, geralmente em populações baixas. Em 1968, em algodoeiros, e em 1972/1973 em soja, algodoeiro e feijoeiro, foi registrado surto populacional elevado do inseto no Norte do Paraná e região de Ourinhos, SP. As viroses da soja (mosaico, encarquilhamento), do algodoeiro (mosaico comum) e do feijoeiro (mosaico anão e mosaico dourado) infetaram praticamente 100% dos feijoeiros dessas áreas. O surto anormal da mosca -branca registrado e atribuído a larga faixa de plantio de soja (novembro-janeiro) e as condições favoráveis de ambiente (verão longo e quente), que permitiram o desenvolvimento de grandes populações do inseto nos últimos plantios, passando então para o feijão da seca. A possibilidade de ser raça nova de alto potencial biótico foi considerada, mas não corresponde aos fatos. Se populações da mosca-branca continuarem elevadas em anos futuros e de se esperar aumento de importância econômica das viroses que transmite e provavelmente o aparecimento de novas molas- tias transmitidas por esse inseto nessas regiões. Controle químico da mosca-branca difícil e oneroso; considera-se que o estreita- mento da faixa de plantio da soja poderá reduzir a importncia do problema a proporções menores. É apontada a necessidade de uma intensificação das pesquisas sobre o controle da mosca-branca e nas áreas de resistência das culturas ao inseto e as viroses que transmite.Sociedade Entomológica do Brasil1973-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/810.37486/0301-8059.v2i1.8Anais da Sociedade Entomológica do Brasil; v. 2 n. 1 (1973); 20-301981-53280301-805910.37486/0301-8059.v2i1reponame:Anais da Sociedade Entomológica do Brasilinstname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEBporhttps://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/8/8Costa, A. S.Costa, G. L.Sauer, H. F. G.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T20:49:12Zoai:ojs.anais.seb.org.br:article/8Revistahttps://anais.seb.org.br/index.php/asebONGhttps://anais.seb.org.br/index.php/aseb/oai||suemart@sercomtel.com.br1981-53280301-8059opendoar:2021-05-27T20:49:12Anais da Sociedade Entomológica do Brasil - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
title Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
spellingShingle Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
Costa, A. S.
title_short Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
title_full Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
title_fullStr Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
title_full_unstemmed Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
title_sort Surto de mosca-branca em culturas do Paraná e São Paulo
author Costa, A. S.
author_facet Costa, A. S.
Costa, G. L.
Sauer, H. F. G.
author_role author
author2 Costa, G. L.
Sauer, H. F. G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, A. S.
Costa, G. L.
Sauer, H. F. G.
description Bemisia tabaci ocorre em todo o Brasil em culturas e plantas da vegetação espontânea, geralmente em populações baixas. Em 1968, em algodoeiros, e em 1972/1973 em soja, algodoeiro e feijoeiro, foi registrado surto populacional elevado do inseto no Norte do Paraná e região de Ourinhos, SP. As viroses da soja (mosaico, encarquilhamento), do algodoeiro (mosaico comum) e do feijoeiro (mosaico anão e mosaico dourado) infetaram praticamente 100% dos feijoeiros dessas áreas. O surto anormal da mosca -branca registrado e atribuído a larga faixa de plantio de soja (novembro-janeiro) e as condições favoráveis de ambiente (verão longo e quente), que permitiram o desenvolvimento de grandes populações do inseto nos últimos plantios, passando então para o feijão da seca. A possibilidade de ser raça nova de alto potencial biótico foi considerada, mas não corresponde aos fatos. Se populações da mosca-branca continuarem elevadas em anos futuros e de se esperar aumento de importância econômica das viroses que transmite e provavelmente o aparecimento de novas molas- tias transmitidas por esse inseto nessas regiões. Controle químico da mosca-branca difícil e oneroso; considera-se que o estreita- mento da faixa de plantio da soja poderá reduzir a importncia do problema a proporções menores. É apontada a necessidade de uma intensificação das pesquisas sobre o controle da mosca-branca e nas áreas de resistência das culturas ao inseto e as viroses que transmite.
publishDate 1973
dc.date.none.fl_str_mv 1973-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/8
10.37486/0301-8059.v2i1.8
url https://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/8
identifier_str_mv 10.37486/0301-8059.v2i1.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://anais.seb.org.br/index.php/aseb/article/view/8/8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Anais da Sociedade Entomológica do Brasil; v. 2 n. 1 (1973); 20-30
1981-5328
0301-8059
10.37486/0301-8059.v2i1
reponame:Anais da Sociedade Entomológica do Brasil
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Anais da Sociedade Entomológica do Brasil
collection Anais da Sociedade Entomológica do Brasil
repository.name.fl_str_mv Anais da Sociedade Entomológica do Brasil - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||suemart@sercomtel.com.br
_version_ 1754734784793280512