Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsaro Júnior,Alberto L.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lazzari,Sonia M.N., Figueira,Edson L.Z., Hirooka,Elisa Y.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000300013
Resumo: Sitophilus zeamais Motschulsky é uma das principais pragas do milho armazenado, sendo controlado, principalmente, com inseticidas. Porém, devido às conseqüências indesejáveis desses químicos sobre o meio ambiente e a saúde humana, outras táticas de controle têm sido investigadas, especialmente o desenvolvimento de plantas resistentes. A presença de inibidores de amilase nos grãos de milho pode interferir na digestão do inseto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais, correlacionada com a presença de inibidores de amilase e com a composição nutricional dos grãos. Adultos do gorgulho-do-milho foram expostos a amostras de grãos de diferentes híbridos a 27 ± 1ºC e 75 ± 5% de UR. Avaliou-se o ciclo biológico, peso dos adultos, índice de suscetibilidade e consumo dos grãos. Os resultados foram correlacionados com a composição dos grãos (teores de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos) e com a atividade de inibidores de amilase. A atividade inibidora de amilase foi determinada incubando-se o inibidor com 0,2 unidades de amilase durante 30 min. a 25°C, medindo-se posteriormente a atividade amilásica residual pelo método iodométrico. Dos parâmetros nutricionais avaliados, somente o conteúdo de lipídios correlacionou-se significativamente com o índice de suscetibilidade (r = 0,46). Os inibidores de amilase obtidos pela extração com etanol ou tampão correlacionaram-se negativa e significativamente com o índice de suscetibilidade (r = -0,58), sugerindo que esses inibidores contribuem para a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais.
id SEB-2_46af52d874577f47f680c56c59da7a5e
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2005000300013
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)Insectagorgulho-do-milhoresistência de plantasmilho armazenadoSitophilus zeamais Motschulsky é uma das principais pragas do milho armazenado, sendo controlado, principalmente, com inseticidas. Porém, devido às conseqüências indesejáveis desses químicos sobre o meio ambiente e a saúde humana, outras táticas de controle têm sido investigadas, especialmente o desenvolvimento de plantas resistentes. A presença de inibidores de amilase nos grãos de milho pode interferir na digestão do inseto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais, correlacionada com a presença de inibidores de amilase e com a composição nutricional dos grãos. Adultos do gorgulho-do-milho foram expostos a amostras de grãos de diferentes híbridos a 27 ± 1ºC e 75 ± 5% de UR. Avaliou-se o ciclo biológico, peso dos adultos, índice de suscetibilidade e consumo dos grãos. Os resultados foram correlacionados com a composição dos grãos (teores de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos) e com a atividade de inibidores de amilase. A atividade inibidora de amilase foi determinada incubando-se o inibidor com 0,2 unidades de amilase durante 30 min. a 25°C, medindo-se posteriormente a atividade amilásica residual pelo método iodométrico. Dos parâmetros nutricionais avaliados, somente o conteúdo de lipídios correlacionou-se significativamente com o índice de suscetibilidade (r = 0,46). Os inibidores de amilase obtidos pela extração com etanol ou tampão correlacionaram-se negativa e significativamente com o índice de suscetibilidade (r = -0,58), sugerindo que esses inibidores contribuem para a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais.Sociedade Entomológica do Brasil2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000300013Neotropical Entomology v.34 n.3 2005reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2005000300013info:eu-repo/semantics/openAccessMarsaro Júnior,Alberto L.Lazzari,Sonia M.N.Figueira,Edson L.Z.Hirooka,Elisa Y.por2005-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2005000300013Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2005-09-12T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
title Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
spellingShingle Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
Marsaro Júnior,Alberto L.
Insecta
gorgulho-do-milho
resistência de plantas
milho armazenado
title_short Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
title_full Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
title_fullStr Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
title_full_unstemmed Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
title_sort Inibidores de amilase em híbridos de milho como fator de resistência a Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)
author Marsaro Júnior,Alberto L.
author_facet Marsaro Júnior,Alberto L.
Lazzari,Sonia M.N.
Figueira,Edson L.Z.
Hirooka,Elisa Y.
author_role author
author2 Lazzari,Sonia M.N.
Figueira,Edson L.Z.
Hirooka,Elisa Y.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsaro Júnior,Alberto L.
Lazzari,Sonia M.N.
Figueira,Edson L.Z.
Hirooka,Elisa Y.
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
gorgulho-do-milho
resistência de plantas
milho armazenado
topic Insecta
gorgulho-do-milho
resistência de plantas
milho armazenado
description Sitophilus zeamais Motschulsky é uma das principais pragas do milho armazenado, sendo controlado, principalmente, com inseticidas. Porém, devido às conseqüências indesejáveis desses químicos sobre o meio ambiente e a saúde humana, outras táticas de controle têm sido investigadas, especialmente o desenvolvimento de plantas resistentes. A presença de inibidores de amilase nos grãos de milho pode interferir na digestão do inseto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais, correlacionada com a presença de inibidores de amilase e com a composição nutricional dos grãos. Adultos do gorgulho-do-milho foram expostos a amostras de grãos de diferentes híbridos a 27 ± 1ºC e 75 ± 5% de UR. Avaliou-se o ciclo biológico, peso dos adultos, índice de suscetibilidade e consumo dos grãos. Os resultados foram correlacionados com a composição dos grãos (teores de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos) e com a atividade de inibidores de amilase. A atividade inibidora de amilase foi determinada incubando-se o inibidor com 0,2 unidades de amilase durante 30 min. a 25°C, medindo-se posteriormente a atividade amilásica residual pelo método iodométrico. Dos parâmetros nutricionais avaliados, somente o conteúdo de lipídios correlacionou-se significativamente com o índice de suscetibilidade (r = 0,46). Os inibidores de amilase obtidos pela extração com etanol ou tampão correlacionaram-se negativa e significativamente com o índice de suscetibilidade (r = -0,58), sugerindo que esses inibidores contribuem para a resistência de híbridos de milho ao ataque de S. zeamais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2005000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.34 n.3 2005
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820845423820800