Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Flávia B.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moraes,Jair C., Santos,Custódio D. dos, Antunes,Cristiana S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2008000200013
Resumo: O pulgão Myzus persicae (Sulzer) é uma importante praga da batateira, causando danos diretos pela quantidade de seiva extraída e por ser vetor de importantes fitovírus. Este trabalho foi realizado para verificar a atuação do silício como indutor de resistência em batata a M. persicae. Foram utilizados quatro tratamentos: adubação foliar com solução de ácido silícico a 1%; adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%; adubação foliar com solução de ácido silício a 1% + adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%1; e a testemunha. Os tratamentos foram aplicados trinta dias após a emergência das brotações. Após quinze dias da aplicação dos tratamentos avaliou-se a preferência e alguns aspectos biológicos do pulgão. Posteriormente foi feita a quantificação do teor de taninos e de lignina presentes nas folhas e a determinação das atividades das enzimas peroxidase e fenilalanina amônia-liase. A adubação silicatada não afetou a preferência dos pulgões, porém diminuiu a fecundidade e a taxa de crescimento populacional dos insetos. A percentagem de lignina aumentou nas folhas das plantas adubadas com silício via solo e/ou foliar e a porcentagem de taninos aumentou apenas nas folhas das plantas adubadas via solo + foliar. O silício atuou como indutor de resistência a M. persicae em batata.
id SEB-2_8d14af87ebcfb8f5a111d79eca209eb1
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2008000200013
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)Ácido silícicoafídeoresistência induzidaMIPO pulgão Myzus persicae (Sulzer) é uma importante praga da batateira, causando danos diretos pela quantidade de seiva extraída e por ser vetor de importantes fitovírus. Este trabalho foi realizado para verificar a atuação do silício como indutor de resistência em batata a M. persicae. Foram utilizados quatro tratamentos: adubação foliar com solução de ácido silícico a 1%; adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%; adubação foliar com solução de ácido silício a 1% + adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%1; e a testemunha. Os tratamentos foram aplicados trinta dias após a emergência das brotações. Após quinze dias da aplicação dos tratamentos avaliou-se a preferência e alguns aspectos biológicos do pulgão. Posteriormente foi feita a quantificação do teor de taninos e de lignina presentes nas folhas e a determinação das atividades das enzimas peroxidase e fenilalanina amônia-liase. A adubação silicatada não afetou a preferência dos pulgões, porém diminuiu a fecundidade e a taxa de crescimento populacional dos insetos. A percentagem de lignina aumentou nas folhas das plantas adubadas com silício via solo e/ou foliar e a porcentagem de taninos aumentou apenas nas folhas das plantas adubadas via solo + foliar. O silício atuou como indutor de resistência a M. persicae em batata.Sociedade Entomológica do Brasil2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2008000200013Neotropical Entomology v.37 n.2 2008reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2008000200013info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Flávia B.Moraes,Jair C.Santos,Custódio D. dosAntunes,Cristiana S.por2008-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2008000200013Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2008-05-16T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
title Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
spellingShingle Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
Gomes,Flávia B.
Ácido silícico
afídeo
resistência induzida
MIP
title_short Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
title_full Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
title_fullStr Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
title_full_unstemmed Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
title_sort Uso de silício como indutor de resistência em batata a Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae)
author Gomes,Flávia B.
author_facet Gomes,Flávia B.
Moraes,Jair C.
Santos,Custódio D. dos
Antunes,Cristiana S.
author_role author
author2 Moraes,Jair C.
Santos,Custódio D. dos
Antunes,Cristiana S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Flávia B.
Moraes,Jair C.
Santos,Custódio D. dos
Antunes,Cristiana S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido silícico
afídeo
resistência induzida
MIP
topic Ácido silícico
afídeo
resistência induzida
MIP
description O pulgão Myzus persicae (Sulzer) é uma importante praga da batateira, causando danos diretos pela quantidade de seiva extraída e por ser vetor de importantes fitovírus. Este trabalho foi realizado para verificar a atuação do silício como indutor de resistência em batata a M. persicae. Foram utilizados quatro tratamentos: adubação foliar com solução de ácido silícico a 1%; adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%; adubação foliar com solução de ácido silício a 1% + adubação via solo com 250 ml de solução de ácido silícico a 1%1; e a testemunha. Os tratamentos foram aplicados trinta dias após a emergência das brotações. Após quinze dias da aplicação dos tratamentos avaliou-se a preferência e alguns aspectos biológicos do pulgão. Posteriormente foi feita a quantificação do teor de taninos e de lignina presentes nas folhas e a determinação das atividades das enzimas peroxidase e fenilalanina amônia-liase. A adubação silicatada não afetou a preferência dos pulgões, porém diminuiu a fecundidade e a taxa de crescimento populacional dos insetos. A percentagem de lignina aumentou nas folhas das plantas adubadas com silício via solo e/ou foliar e a porcentagem de taninos aumentou apenas nas folhas das plantas adubadas via solo + foliar. O silício atuou como indutor de resistência a M. persicae em batata.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2008000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2008000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2008000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.37 n.2 2008
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820847439183872