Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley,Paulo A.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Boiça Júnior,Arlindo L., Ramalho,Francisco S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000100021
Resumo: Avaliou-se em laboratório a influência de quatro cultivares de batata-doce resistentes a Euscepes postfasciatus Fairmaire e duas suscetíveis, sobre o parasitismo e a biologia de Catolaccus grandis Burks. Seis raízes tuberosas de batata-doce de cada cultivar foram infestadas com adultos de E. postfasciatus durante 40 dias. Após esse período as larvas foram retiradas, pesadas e encapsuladas em parafilme e oferecidas em grupos de cinco, com chance e sem chance de escolha, a fêmeas grávidas de C. grandis por 12h. Foram feitas cinco repetições. Larvas parasitadas e os ovos do parasitóide sobre as mesmas foram contados. Em seguida as larvas foram colocadas em copos descartáveis de 500 ml. Diariamente foram efetuadas três observações para se determinar a duração de desenvolvimento das fases do parasitóide e sua sobrevivência. As fêmeas de C. grandis conseguiram distinguir as larvas de E. postfasciatus criadas em raízes tuberosas suscetíveis e resistentes, preferindo parasitar aquelas criadas sobre raízes tuberosas de cultivares suscetíveis. A sobrevivência de C. grandis foi maior em larvas de E. postfasciatus provenientes de genótipos suscetíveis e o número de fêmeas emergidas do parasitóide foi maior quando as larvas hospedeiras provieram de raízes tuberosas dessas cultivares.
id SEB-2_939774e0140e0dcd4e163b98f749c294
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2003000100021
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)InsectaIpomoea batatasresistênciabroca-da-batataparasitóideAvaliou-se em laboratório a influência de quatro cultivares de batata-doce resistentes a Euscepes postfasciatus Fairmaire e duas suscetíveis, sobre o parasitismo e a biologia de Catolaccus grandis Burks. Seis raízes tuberosas de batata-doce de cada cultivar foram infestadas com adultos de E. postfasciatus durante 40 dias. Após esse período as larvas foram retiradas, pesadas e encapsuladas em parafilme e oferecidas em grupos de cinco, com chance e sem chance de escolha, a fêmeas grávidas de C. grandis por 12h. Foram feitas cinco repetições. Larvas parasitadas e os ovos do parasitóide sobre as mesmas foram contados. Em seguida as larvas foram colocadas em copos descartáveis de 500 ml. Diariamente foram efetuadas três observações para se determinar a duração de desenvolvimento das fases do parasitóide e sua sobrevivência. As fêmeas de C. grandis conseguiram distinguir as larvas de E. postfasciatus criadas em raízes tuberosas suscetíveis e resistentes, preferindo parasitar aquelas criadas sobre raízes tuberosas de cultivares suscetíveis. A sobrevivência de C. grandis foi maior em larvas de E. postfasciatus provenientes de genótipos suscetíveis e o número de fêmeas emergidas do parasitóide foi maior quando as larvas hospedeiras provieram de raízes tuberosas dessas cultivares.Sociedade Entomológica do Brasil2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000100021Neotropical Entomology v.32 n.1 2003reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2003000100021info:eu-repo/semantics/openAccessWanderley,Paulo A.Boiça Júnior,Arlindo L.Ramalho,Francisco S.por2003-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2003000100021Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2003-06-03T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
title Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
spellingShingle Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
Wanderley,Paulo A.
Insecta
Ipomoea batatas
resistência
broca-da-batata
parasitóide
title_short Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
title_full Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
title_fullStr Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
title_full_unstemmed Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
title_sort Influência de cultivares de batata-doce resistentes e suscetíveis a Euscepes postfasciatus Fairmaire (Coleoptera: Curculionidae) sobre o parasitismo, sobrevivência e a biologia de Catolaccus grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae)
author Wanderley,Paulo A.
author_facet Wanderley,Paulo A.
Boiça Júnior,Arlindo L.
Ramalho,Francisco S.
author_role author
author2 Boiça Júnior,Arlindo L.
Ramalho,Francisco S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderley,Paulo A.
Boiça Júnior,Arlindo L.
Ramalho,Francisco S.
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
Ipomoea batatas
resistência
broca-da-batata
parasitóide
topic Insecta
Ipomoea batatas
resistência
broca-da-batata
parasitóide
description Avaliou-se em laboratório a influência de quatro cultivares de batata-doce resistentes a Euscepes postfasciatus Fairmaire e duas suscetíveis, sobre o parasitismo e a biologia de Catolaccus grandis Burks. Seis raízes tuberosas de batata-doce de cada cultivar foram infestadas com adultos de E. postfasciatus durante 40 dias. Após esse período as larvas foram retiradas, pesadas e encapsuladas em parafilme e oferecidas em grupos de cinco, com chance e sem chance de escolha, a fêmeas grávidas de C. grandis por 12h. Foram feitas cinco repetições. Larvas parasitadas e os ovos do parasitóide sobre as mesmas foram contados. Em seguida as larvas foram colocadas em copos descartáveis de 500 ml. Diariamente foram efetuadas três observações para se determinar a duração de desenvolvimento das fases do parasitóide e sua sobrevivência. As fêmeas de C. grandis conseguiram distinguir as larvas de E. postfasciatus criadas em raízes tuberosas suscetíveis e resistentes, preferindo parasitar aquelas criadas sobre raízes tuberosas de cultivares suscetíveis. A sobrevivência de C. grandis foi maior em larvas de E. postfasciatus provenientes de genótipos suscetíveis e o número de fêmeas emergidas do parasitóide foi maior quando as larvas hospedeiras provieram de raízes tuberosas dessas cultivares.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2003000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.32 n.1 2003
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820844206424064