DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Aline Quintela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74
Resumo: O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.
id SEDUCGO-1_787946250978b91acc32781a477fbd4b
oai_identifier_str oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/74
network_acronym_str SEDUCGO-1
network_name_str Revista Educação em Contexto
repository_id_str
spelling DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITAEscrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/7410.5281/zenodo.8014371Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 63-752764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74/56Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Aline Quintela2023-06-14T10:54:38Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/74Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-14T10:54:38Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
title DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
spellingShingle DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
Marques, Aline Quintela
Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.
title_short DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
title_full DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
title_fullStr DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
title_full_unstemmed DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
title_sort DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
author Marques, Aline Quintela
author_facet Marques, Aline Quintela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Aline Quintela
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.
topic Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.
description O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74
10.5281/zenodo.8014371
url https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8014371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 63-75
2764-8982
reponame:Revista Educação em Contexto
instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron:SEDUCGO
instname_str Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron_str SEDUCGO
institution SEDUCGO
reponame_str Revista Educação em Contexto
collection Revista Educação em Contexto
repository.name.fl_str_mv Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
repository.mail.fl_str_mv educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br
_version_ 1796797557130657792