DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação em Contexto |
Texto Completo: | https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74 |
Resumo: | O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem. |
id |
SEDUCGO-1_787946250978b91acc32781a477fbd4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/74 |
network_acronym_str |
SEDUCGO-1 |
network_name_str |
Revista Educação em Contexto |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITAEscrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/7410.5281/zenodo.8014371Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 63-752764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74/56Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Aline Quintela2023-06-14T10:54:38Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/74Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-14T10:54:38Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
title |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
spellingShingle |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA Marques, Aline Quintela Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
title_full |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
title_fullStr |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
title_sort |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA |
author |
Marques, Aline Quintela |
author_facet |
Marques, Aline Quintela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Aline Quintela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem. |
description |
O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74 10.5281/zenodo.8014371 |
url |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8014371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/74/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 63-75 2764-8982 reponame:Revista Educação em Contexto instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) instacron:SEDUCGO |
instname_str |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
instacron_str |
SEDUCGO |
institution |
SEDUCGO |
reponame_str |
Revista Educação em Contexto |
collection |
Revista Educação em Contexto |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br |
_version_ |
1796797557130657792 |