BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Flávia Fragoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Hélida Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/51
Resumo: O desinteresse dos alunos em aulas de Ciências, a despeito de um interesse natural pelas ciências na infância, tem preocupado especialistas. É necessário buscar estratégias de ensino-aprendizagem que resgatem a curiosidade e permitam a participação ativa dos estudantes em seu processo de construção de conhecimento. Para isso, não se pode ignorar o quanto as novas tecnologias vêm modificando todas as áreas da sociedade e, consequentemente, o ensino de Ciências. Cientes de que o simples uso de recursos tecnológicos não garante melhorias na aprendizagem, o presente artigo propõe validar, avaliar a aplicabilidade de uma sequência didática sobre o Cerrado, com ênfase nas características, classificação e importância dos insetos, discutindo ainda aspectos de etnoentomologia. A sequência foi aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da cidade de Anápolis, Goiás. A pesquisa utilizou um jogo de cartas, o site Portal do Cerrado e diversos outros recursos em diferentes momentos pedagógicos. O presente estudo de caso, baseado em análises qualitativas, considerou que os alunos apresentaram interesse e participação satisfatórios com bom desempenho nas atividades. A sequência didática proposta também se constatou eficaz após utilização dos resultados dos jogos como forma de avaliação.
id SEDUCGO-1_84ac94b7327131faf50290f9795d910d
oai_identifier_str oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/51
network_acronym_str SEDUCGO-1
network_name_str Revista Educação em Contexto
repository_id_str
spelling BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOSNovas tecnologias. Ensino fundamental. Ciências.O desinteresse dos alunos em aulas de Ciências, a despeito de um interesse natural pelas ciências na infância, tem preocupado especialistas. É necessário buscar estratégias de ensino-aprendizagem que resgatem a curiosidade e permitam a participação ativa dos estudantes em seu processo de construção de conhecimento. Para isso, não se pode ignorar o quanto as novas tecnologias vêm modificando todas as áreas da sociedade e, consequentemente, o ensino de Ciências. Cientes de que o simples uso de recursos tecnológicos não garante melhorias na aprendizagem, o presente artigo propõe validar, avaliar a aplicabilidade de uma sequência didática sobre o Cerrado, com ênfase nas características, classificação e importância dos insetos, discutindo ainda aspectos de etnoentomologia. A sequência foi aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da cidade de Anápolis, Goiás. A pesquisa utilizou um jogo de cartas, o site Portal do Cerrado e diversos outros recursos em diferentes momentos pedagógicos. O presente estudo de caso, baseado em análises qualitativas, considerou que os alunos apresentaram interesse e participação satisfatórios com bom desempenho nas atividades. A sequência didática proposta também se constatou eficaz após utilização dos resultados dos jogos como forma de avaliação.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/5110.5281/zenodo.8014229Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 7-202764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/51/40Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Flávia FragosoCunha, Hélida Ferreira da2023-06-14T10:54:38Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/51Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-14T10:54:38Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false
dc.title.none.fl_str_mv BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
title BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
spellingShingle BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
Barbosa, Flávia Fragoso
Novas tecnologias. Ensino fundamental. Ciências.
title_short BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
title_full BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
title_fullStr BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
title_full_unstemmed BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
title_sort BIODIVERSIDADE DO CERRADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOBRE INSETOS
author Barbosa, Flávia Fragoso
author_facet Barbosa, Flávia Fragoso
Cunha, Hélida Ferreira da
author_role author
author2 Cunha, Hélida Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Flávia Fragoso
Cunha, Hélida Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias. Ensino fundamental. Ciências.
topic Novas tecnologias. Ensino fundamental. Ciências.
description O desinteresse dos alunos em aulas de Ciências, a despeito de um interesse natural pelas ciências na infância, tem preocupado especialistas. É necessário buscar estratégias de ensino-aprendizagem que resgatem a curiosidade e permitam a participação ativa dos estudantes em seu processo de construção de conhecimento. Para isso, não se pode ignorar o quanto as novas tecnologias vêm modificando todas as áreas da sociedade e, consequentemente, o ensino de Ciências. Cientes de que o simples uso de recursos tecnológicos não garante melhorias na aprendizagem, o presente artigo propõe validar, avaliar a aplicabilidade de uma sequência didática sobre o Cerrado, com ênfase nas características, classificação e importância dos insetos, discutindo ainda aspectos de etnoentomologia. A sequência foi aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da cidade de Anápolis, Goiás. A pesquisa utilizou um jogo de cartas, o site Portal do Cerrado e diversos outros recursos em diferentes momentos pedagógicos. O presente estudo de caso, baseado em análises qualitativas, considerou que os alunos apresentaram interesse e participação satisfatórios com bom desempenho nas atividades. A sequência didática proposta também se constatou eficaz após utilização dos resultados dos jogos como forma de avaliação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/51
10.5281/zenodo.8014229
url https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/51
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8014229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/51/40
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 7-20
2764-8982
reponame:Revista Educação em Contexto
instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron:SEDUCGO
instname_str Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron_str SEDUCGO
institution SEDUCGO
reponame_str Revista Educação em Contexto
collection Revista Educação em Contexto
repository.name.fl_str_mv Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
repository.mail.fl_str_mv educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br
_version_ 1796797557118074880