LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação em Contexto |
Texto Completo: | https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/98 |
Resumo: | Este artigo consiste em investigar o processo de formação do leitor de poesia na escola e como se constitui a relação leitor, texto e autor, com ênfase especial no jovem adolescente leitor da poesia da escritora Cora Coralina. O corpus de análise é composto pelo livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, pelo conjunto da obra da poeta e pelos dados amostrais obtidos a partir da intervenção pedagógico-metodológica feita em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Goiás. Objetivou-se investigar como a leitura da poesia de Cora Coralina, sob a perspectiva da memória e da identidade, pode contribuir para a formação leitora do jovem aluno dos anos finais do ensino fundamental e despertar nele o gosto pela poesia. O estudo teve como fundamento teórico, entre outros autores, Candido (2004), Rouxel, Langlade e Rezende (2013), Zilberman e Magalhães (1987), Cosson (2019), Todorov (2010), Jouve (2012) e Andruetto (2017). Para a consecução do objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa- ação com intervenção pedagógica. A mediação direta com o jovem estudante e leitor visou, como resultado, a produção de um documentário intitulado Cora Coralina: entre poemas e memórias, que buscou mesclar as linguagens acadêmica, pedagógica e poética, com vistas a evidenciar a composição dos poemas e vivências de Cora Coralina na criação e na perspectiva subjetiva do aluno em meio a lugares poetizados da cidade de Goiás. |
id |
SEDUCGO-1_e009c04aee81860607d0b4e04bfaca1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/98 |
network_acronym_str |
SEDUCGO-1 |
network_name_str |
Revista Educação em Contexto |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULAEnsinoLiteraturaLeitura de poesiaFormação de leitorEste artigo consiste em investigar o processo de formação do leitor de poesia na escola e como se constitui a relação leitor, texto e autor, com ênfase especial no jovem adolescente leitor da poesia da escritora Cora Coralina. O corpus de análise é composto pelo livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, pelo conjunto da obra da poeta e pelos dados amostrais obtidos a partir da intervenção pedagógico-metodológica feita em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Goiás. Objetivou-se investigar como a leitura da poesia de Cora Coralina, sob a perspectiva da memória e da identidade, pode contribuir para a formação leitora do jovem aluno dos anos finais do ensino fundamental e despertar nele o gosto pela poesia. O estudo teve como fundamento teórico, entre outros autores, Candido (2004), Rouxel, Langlade e Rezende (2013), Zilberman e Magalhães (1987), Cosson (2019), Todorov (2010), Jouve (2012) e Andruetto (2017). Para a consecução do objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa- ação com intervenção pedagógica. A mediação direta com o jovem estudante e leitor visou, como resultado, a produção de um documentário intitulado Cora Coralina: entre poemas e memórias, que buscou mesclar as linguagens acadêmica, pedagógica e poética, com vistas a evidenciar a composição dos poemas e vivências de Cora Coralina na criação e na perspectiva subjetiva do aluno em meio a lugares poetizados da cidade de Goiás.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/9810.5281/zenodo.8014466Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 121-1342764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/98/50Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Edina Faria de2023-06-14T10:54:38Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/98Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-14T10:54:38Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
title |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA Almeida, Edina Faria de Ensino Literatura Leitura de poesia Formação de leitor |
title_short |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
title_full |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
title_sort |
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA |
author |
Almeida, Edina Faria de |
author_facet |
Almeida, Edina Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Edina Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Literatura Leitura de poesia Formação de leitor |
topic |
Ensino Literatura Leitura de poesia Formação de leitor |
description |
Este artigo consiste em investigar o processo de formação do leitor de poesia na escola e como se constitui a relação leitor, texto e autor, com ênfase especial no jovem adolescente leitor da poesia da escritora Cora Coralina. O corpus de análise é composto pelo livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, pelo conjunto da obra da poeta e pelos dados amostrais obtidos a partir da intervenção pedagógico-metodológica feita em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Goiás. Objetivou-se investigar como a leitura da poesia de Cora Coralina, sob a perspectiva da memória e da identidade, pode contribuir para a formação leitora do jovem aluno dos anos finais do ensino fundamental e despertar nele o gosto pela poesia. O estudo teve como fundamento teórico, entre outros autores, Candido (2004), Rouxel, Langlade e Rezende (2013), Zilberman e Magalhães (1987), Cosson (2019), Todorov (2010), Jouve (2012) e Andruetto (2017). Para a consecução do objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa- ação com intervenção pedagógica. A mediação direta com o jovem estudante e leitor visou, como resultado, a produção de um documentário intitulado Cora Coralina: entre poemas e memórias, que buscou mesclar as linguagens acadêmica, pedagógica e poética, com vistas a evidenciar a composição dos poemas e vivências de Cora Coralina na criação e na perspectiva subjetiva do aluno em meio a lugares poetizados da cidade de Goiás. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/98 10.5281/zenodo.8014466 |
url |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/98 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8014466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/98/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 121-134 2764-8982 reponame:Revista Educação em Contexto instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) instacron:SEDUCGO |
instname_str |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
instacron_str |
SEDUCGO |
institution |
SEDUCGO |
reponame_str |
Revista Educação em Contexto |
collection |
Revista Educação em Contexto |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br |
_version_ |
1796797557145337856 |