POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Lima, Sheila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982
Resumo: Para formar leitores é preciso criar condições de aproximação entre o sujeito e o universo letrado, sobretudo a partir do envolvimento proporcionado pela literatura. Isto convoca a subjetividade e a relação mais significativa com a leitura. Entretanto, em pesquisa realizada com livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, observou-se uma abordagem questionável do texto literário. Nesses materiais, em geral, a literatura, marcadamente, a poesia, é tomada como pretexto para apropriação do código e abordagem superficial de temas diversos. Desconsidera, assim, a relação intersubjetiva como elemento fundamental da leitura literária. Neste artigo, apresentaremos a expansão do enfoque de ensino de leitura a partir do contato significativo, porque marcado pela subjetividade, com a poesia, desde os primeiros anos de escolarização.
id URI-2_e4cf4879825dc8e999b1ddc24e0d55b2
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1982
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITORLiteratura; LeituraLeitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.Formação do leitorPara formar leitores é preciso criar condições de aproximação entre o sujeito e o universo letrado, sobretudo a partir do envolvimento proporcionado pela literatura. Isto convoca a subjetividade e a relação mais significativa com a leitura. Entretanto, em pesquisa realizada com livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, observou-se uma abordagem questionável do texto literário. Nesses materiais, em geral, a literatura, marcadamente, a poesia, é tomada como pretexto para apropriação do código e abordagem superficial de temas diversos. Desconsidera, assim, a relação intersubjetiva como elemento fundamental da leitura literária. Neste artigo, apresentaremos a expansão do enfoque de ensino de leitura a partir do contato significativo, porque marcado pela subjetividade, com a poesia, desde os primeiros anos de escolarização.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesOliveira Lima, Sheila2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesMétodo qualitativo; Pesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 93-113Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 93-1131984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982/2042info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1982Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
spellingShingle POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Oliveira Lima, Sheila
Literatura; Leitura
Leitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.
Formação do leitor
title_short POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_full POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_fullStr POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_full_unstemmed POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
title_sort POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
author Oliveira Lima, Sheila
author_facet Oliveira Lima, Sheila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Lima, Sheila
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Leitura
Leitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.
Formação do leitor
topic Literatura; Leitura
Leitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.
Formação do leitor
description Para formar leitores é preciso criar condições de aproximação entre o sujeito e o universo letrado, sobretudo a partir do envolvimento proporcionado pela literatura. Isto convoca a subjetividade e a relação mais significativa com a leitura. Entretanto, em pesquisa realizada com livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, observou-se uma abordagem questionável do texto literário. Nesses materiais, em geral, a literatura, marcadamente, a poesia, é tomada como pretexto para apropriação do código e abordagem superficial de temas diversos. Desconsidera, assim, a relação intersubjetiva como elemento fundamental da leitura literária. Neste artigo, apresentaremos a expansão do enfoque de ensino de leitura a partir do contato significativo, porque marcado pela subjetividade, com a poesia, desde os primeiros anos de escolarização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Método qualitativo; Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1982/2042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 93-113
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 93-113
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565256704000