O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio, Lívia Badaró
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Suélly Lima dos, Santo, Janete Araci do Espírito, Moreira, Liliane Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255
Resumo: O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História.
id IFRN-3_12ffc7ef75d4d6bc1bd912186400ddeb
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3255
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem onlineEnsino de História. EaD. Aprendizagem.O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/325510.15628/holos.2018.3255HOLOS; v. 2 (2018); 307-3171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabricio, Lívia BadaróSantos, Suélly Lima dosSanto, Janete Araci do EspíritoMoreira, Liliane Ribeiro2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3255Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
title O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
spellingShingle O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
Fabricio, Lívia Badaró
Ensino de História. EaD. Aprendizagem.
title_short O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
title_full O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
title_fullStr O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
title_full_unstemmed O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
title_sort O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
author Fabricio, Lívia Badaró
author_facet Fabricio, Lívia Badaró
Santos, Suélly Lima dos
Santo, Janete Araci do Espírito
Moreira, Liliane Ribeiro
author_role author
author2 Santos, Suélly Lima dos
Santo, Janete Araci do Espírito
Moreira, Liliane Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio, Lívia Badaró
Santos, Suélly Lima dos
Santo, Janete Araci do Espírito
Moreira, Liliane Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. EaD. Aprendizagem.
topic Ensino de História. EaD. Aprendizagem.
description O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255
10.15628/holos.2018.3255
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.3255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2018); 307-317
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621469667328