Estudo multi-caso de empresas de micro, pequeno e médio porte sob análise do nível de inserção do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
Texto Completo: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/800
Resumo: É extensa a literatura e pesquisas científicas acerca do Design como um dos elementos contribuintes para o aumento da competitividade das empresas de diversos portes. O foco deste estudo reside no interesse de analisar o nível de inserção do Design nas Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPME´s, de forma que estas poderão levar à adoção do design de forma sistemática para a agregação de valor e diferenciação. Os diferentes entendimentos do que é Design e de seus benefícios tem levado às MPME´s a contratá-lo de forma pontual pensando apenas em seus aspectos estéticos. Consequentemente, perde-se a oportunidade de explorarem, de forma sistematizada e planejada, o seu potencial enquanto indutor de capacidade de inovação na empresa. Foi realizada pesquisa de cunho social que tem sua abordagem metodológica qualitativa de base exploratória. Para tal foram realizadas entrevistas através de questionários semiestruturados, fundamentado na atual forma de identificação do nível de inserção do design nas empresas (Escada do Design da Swedish Industrial Design Foundation - S.V.I.D.) e nas Práticas e Princípios Inovadores. A pesquisa abrangeu os níveis de inserção de design nas MPME’s através de entrevista com seus diretores, gerentes e/ou proprietários identificando o nível de entendimento de design e identificando os quatro princípios e práticas da Inovação e gestão empreendedora em suas empresas. As entrevistas permitiram maior familiaridade com o problema com foco em torná-lo mais explicito. Através da análise dos resultados com base na pesquisa bibliográfica foi possível identificar o nível de inserção do design que pode levar as MPME´s a adotarem o design de forma sistemática e planejada. A partir da escada do design da SVID, que apresenta quatro degraus de maturidade do design na empresa, o presente estudo propõe a agregação, a partir do quarto degrau, das Práticas e Princípios de Drucker de 1986 como identificador da capacidade de inovação da empresa, bem como a adoção de mais dois degraus com base no sugerido por Viladas (2008) e nos atuais estudos de Gestão de Design e de Design Estratégico, a Inovação dirigida pelo Design.
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