Gestão dimensional no desenvolvimento de produtos: uma aplicação na indústria automotiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Ricardo Coutinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
Texto Completo: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/179
Resumo: Durante décadas a questão de variação dimensional de fabricação e montagem de produtos multi-componentes, como carros e aviões, foi tratada como um "problema" em que a produção tinha que conviver e controlar de maneira a assegurar a qualidade do produto. Nesse período, pouca ou nenhuma preocupação com os efeitos que essas variações podiam trazer na funcionalidade e aparência dos produtos eram observadas durante o desenvolvimento dos mesmos. Por isso projetos não-robustos à variação dimensional eram desenvolvidos, os quais deixavam para o "chão-de-fábrica" o legado de executar operações de refinamento e ajustes para entregar os produtos em conformidade com as especificações. Percebeu-se, então, que esses projetos não-robustos ocasionavam impactos diretos na perda de qualidade do produto, aumento de custos – tanto de desenvolvimento quanto de produção – atrasos no lançamento de novos produtos e aumento no tempo de ciclo de produção. Sendo assim, constatou-se a necessidade de inserir a questão de variação dimensional dentro do desenvolvimento de produtos, num ambriente de engenharia simultânea, com o intuito de conceber projetos robustos a essas variações inerentes aos processos manufatureiros. Daí surge o Design for Dimensional Control, que é um conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas dedicados a gerenciar a variação dimensional durante o projeto, fabricação e montagem, com o intuito de atingir as expectativas de qualidade dos consumidores para os atributos estéticos e funcionais dos produtos. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como essa metodologia pode ser aplicada dentro do ambiente de desenvolvimento de produtos em uma indústria automotiva, a partir da observação de oportunidades de melhoria no processo atual de gestão dimensional desta companhia. Propõe-se obter um conjunto de práticas de gestão dimensional específico para esta empresa, aplicado ao caso particular do seu Centro de Desenvolvimento de Produtos localizado no Brasil, com potencial poder de adoção em outras empresas automotivas ou desenvolvedoras de produtos multicomponentes em geral.
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