UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE A EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA: BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DO SALSO – PORTO ALEGRE/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3691 |
Resumo: | O trabalho investigatório objetivou realizar a análise da acessibilidade espacial aos equipamentos públicos de ensino fundamental presentes na bacia hidrográfica do arroio do Salso, na zona sul do município de Porto Alegre. Para isso, considerou-se a acessibilidade como uma variável diretamente relacionada à distância a ser percorrida pelo aluno até a escola mais próxima. Foram utilizados dados demográficos do Censo de 2010, informações do Censo Escolar de 2013, dado vetorial da área urbanizada de Porto Alegre, assim como os softwares Google Earth e Arc Gis 10.1. Com base nesses dados, foram gerados um mapa de expansão urbana entre 2002 e 2013 na área de estudo, um mapa dasimétrico com a população na faixa etária do ensino fundamental, assim como um mapa de acessibilidade dessa população às escolas mais próximas. Como conclusão, destaca-se que o ensino fundamental está universalizado na área de estudo, não havendo a necessidade da implantação de novas escolas de ensino fundamental. |
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UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE A EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA: BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DO SALSO – PORTO ALEGRE/RSGeografia Urbana, Geoprocessamento, Planejamento UrbanoO trabalho investigatório objetivou realizar a análise da acessibilidade espacial aos equipamentos públicos de ensino fundamental presentes na bacia hidrográfica do arroio do Salso, na zona sul do município de Porto Alegre. Para isso, considerou-se a acessibilidade como uma variável diretamente relacionada à distância a ser percorrida pelo aluno até a escola mais próxima. Foram utilizados dados demográficos do Censo de 2010, informações do Censo Escolar de 2013, dado vetorial da área urbanizada de Porto Alegre, assim como os softwares Google Earth e Arc Gis 10.1. Com base nesses dados, foram gerados um mapa de expansão urbana entre 2002 e 2013 na área de estudo, um mapa dasimétrico com a população na faixa etária do ensino fundamental, assim como um mapa de acessibilidade dessa população às escolas mais próximas. Como conclusão, destaca-se que o ensino fundamental está universalizado na área de estudo, não havendo a necessidade da implantação de novas escolas de ensino fundamental.Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RSCAPESVerran, Pedro Godinho2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3691Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 28 (2016): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 34-552446-72510520-4062reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)instacron:SEPLAGRSporhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3691/3756info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T20:02:47Zoai:ojs.fee:article/3691Revistahttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rsPUBhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/oaiboletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br2446-72510520-4062opendoar:2021-12-21T20:02:47Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)false |
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