ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571 |
Resumo: | Existe uma preocupação crescente com políticas afirmativas de incentivo ao estudo por parte do governo e sociedade, ao mesmo tempo em que existe uma escassez de estudos recentes sobre que fatores influenciam o acesso à educação por parte da população e como cada fator contribui positiva ou negativamente para que o incentivo ao estudo seja garantido à população em geral. O objetivo deste estudo é analisar alguns dos fatores que contribuem para a permanência dos jovens moradores da Cidade de Porto Alegre nas instituições de ensino e dos fatores que os incentivam a ingressar no mercado de trabalho. Os fatores que apresentaram os efeitos mais significativos foram: o jovem ser filho ou enteado do chefe domiciliar, que aumenta significativamente as chances do jovem estudar e reduz bastante as chances dos jovens se dedicarem exclusivamente ao trabalho e o jovem ser do sexo masculino, que aumenta as chances do jovem estudar e trabalhar e principalmente dele apenas trabalhar. |
id |
SEPLAGRS1_95f358c69390f57a7fc8567c4d7d01ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fee:article/3571 |
network_acronym_str |
SEPLAGRS1 |
network_name_str |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010Economia; GeografiaExiste uma preocupação crescente com políticas afirmativas de incentivo ao estudo por parte do governo e sociedade, ao mesmo tempo em que existe uma escassez de estudos recentes sobre que fatores influenciam o acesso à educação por parte da população e como cada fator contribui positiva ou negativamente para que o incentivo ao estudo seja garantido à população em geral. O objetivo deste estudo é analisar alguns dos fatores que contribuem para a permanência dos jovens moradores da Cidade de Porto Alegre nas instituições de ensino e dos fatores que os incentivam a ingressar no mercado de trabalho. Os fatores que apresentaram os efeitos mais significativos foram: o jovem ser filho ou enteado do chefe domiciliar, que aumenta significativamente as chances do jovem estudar e reduz bastante as chances dos jovens se dedicarem exclusivamente ao trabalho e o jovem ser do sexo masculino, que aumenta as chances do jovem estudar e trabalhar e principalmente dele apenas trabalhar.Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RSFerreira, Gisele da Silva2015-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 25 (2015): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 56-812446-72510520-4062reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)instacron:SEPLAGRSporhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571/3572info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T19:58:34Zoai:ojs.fee:article/3571Revistahttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rsPUBhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/oaiboletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br2446-72510520-4062opendoar:2021-12-21T19:58:34Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
title |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 Ferreira, Gisele da Silva Economia; Geografia |
title_short |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
title_full |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
title_sort |
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA DECISÃO DE ESTUDAR E TRABALHAR DOS JOVENS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE – 2000 E 2010 |
author |
Ferreira, Gisele da Silva |
author_facet |
Ferreira, Gisele da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gisele da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia; Geografia |
topic |
Economia; Geografia |
description |
Existe uma preocupação crescente com políticas afirmativas de incentivo ao estudo por parte do governo e sociedade, ao mesmo tempo em que existe uma escassez de estudos recentes sobre que fatores influenciam o acesso à educação por parte da população e como cada fator contribui positiva ou negativamente para que o incentivo ao estudo seja garantido à população em geral. O objetivo deste estudo é analisar alguns dos fatores que contribuem para a permanência dos jovens moradores da Cidade de Porto Alegre nas instituições de ensino e dos fatores que os incentivam a ingressar no mercado de trabalho. Os fatores que apresentaram os efeitos mais significativos foram: o jovem ser filho ou enteado do chefe domiciliar, que aumenta significativamente as chances do jovem estudar e reduz bastante as chances dos jovens se dedicarem exclusivamente ao trabalho e o jovem ser do sexo masculino, que aumenta as chances do jovem estudar e trabalhar e principalmente dele apenas trabalhar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571 |
url |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/3571/3572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 25 (2015): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 56-81 2446-7251 0520-4062 reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) instacron:SEPLAGRS |
instname_str |
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) |
instacron_str |
SEPLAGRS |
institution |
SEPLAGRS |
reponame_str |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
collection |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
boletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br |
_version_ |
1757994518223781888 |