O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Antonia Claro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250776
Resumo: Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino.
id UFRGS-2_80074441b3502a6e240b76a5f6d9ff84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Maria Antonia Claro dePedrosa, Breno Viotto2022-11-05T04:49:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/250776001153155Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino.application/pdfporGeografia culturalIndústria culturalGeografia escolarO Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153155.pdf.txt001153155.pdf.txtExtracted Texttext/plain2162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/2/001153155.pdf.txtc5262bf531cb1088aa5e7f55f6c7fb8dMD52ORIGINAL001153155.pdfTexto completoapplication/pdf4911467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/1/001153155.pdf6f2ed94077ee4f375929f6ffd124658aMD5110183/2507762022-11-06 05:37:18.426989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-06T07:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
title O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
spellingShingle O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
Souza, Maria Antonia Claro de
Geografia cultural
Indústria cultural
Geografia escolar
title_short O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
title_full O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
title_fullStr O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
title_full_unstemmed O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
title_sort O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
author Souza, Maria Antonia Claro de
author_facet Souza, Maria Antonia Claro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Antonia Claro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrosa, Breno Viotto
contributor_str_mv Pedrosa, Breno Viotto
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia cultural
Indústria cultural
Geografia escolar
topic Geografia cultural
Indústria cultural
Geografia escolar
description Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-05T04:49:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153155
url http://hdl.handle.net/10183/250776
identifier_str_mv 001153155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/2/001153155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/1/001153155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5262bf531cb1088aa5e7f55f6c7fb8d
6f2ed94077ee4f375929f6ffd124658a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224643642654720