Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Robson Jose de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gleriani,José Marinaldo, Machado,Carlos Cardoso, Pereira,Reginaldo Sérgio, Cordeiro,Sidney Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622013000200017
Resumo: As estradas florestais são o principal meio de integração entre as florestas e as empresas. A partir do exposto, percebe-se a necessidade não apenas da correta aplicação de atividades de manutenção, mas também de se determinar o tempo exato para tal intervenção. Partindo desse pressuposto, este trabalho apresenta os resultados da apreciação de dois métodos de classificação da qualidade de estradas não pavimentadas, com o intuito de se verificar a aplicabilidade dos mesmos na caracterização das estradas florestais brasileiras e servir como base para um sistema de gestão das operações de manutenção destas vias. Foram medidos os principais defeitos em estradas florestais seguindo um método denominado de Índice de Condição de Rodovia Não Pavimentada (ICRNP), que serviram de base para gerar um banco de dados para testar a eficiência do uso de redes neurais artificiais (RNA) na administração das estradas florestais, minimizando custos e paralisações de tráfego. Concluiu-se que a utilização das redes neurais artificiais apresentou resultados superiores ao método do ICRNP.
id SIF-1_34456ba8cd55b6d86e2962a8a54943b4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622013000200017
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionaisEstradas não pavimentadasTransporte florestalRedes neurais artificiaisAs estradas florestais são o principal meio de integração entre as florestas e as empresas. A partir do exposto, percebe-se a necessidade não apenas da correta aplicação de atividades de manutenção, mas também de se determinar o tempo exato para tal intervenção. Partindo desse pressuposto, este trabalho apresenta os resultados da apreciação de dois métodos de classificação da qualidade de estradas não pavimentadas, com o intuito de se verificar a aplicabilidade dos mesmos na caracterização das estradas florestais brasileiras e servir como base para um sistema de gestão das operações de manutenção destas vias. Foram medidos os principais defeitos em estradas florestais seguindo um método denominado de Índice de Condição de Rodovia Não Pavimentada (ICRNP), que serviram de base para gerar um banco de dados para testar a eficiência do uso de redes neurais artificiais (RNA) na administração das estradas florestais, minimizando custos e paralisações de tráfego. Concluiu-se que a utilização das redes neurais artificiais apresentou resultados superiores ao método do ICRNP.Sociedade de Investigações Florestais2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622013000200017Revista Árvore v.37 n.2 2013reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622013000200017info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Robson Jose deGleriani,José MarinaldoMachado,Carlos CardosoPereira,Reginaldo SérgioCordeiro,Sidney Araújopor2013-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622013000200017Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2013-06-19T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
title Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
spellingShingle Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
Oliveira,Robson Jose de
Estradas não pavimentadas
Transporte florestal
Redes neurais artificiais
title_short Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
title_full Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
title_fullStr Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
title_full_unstemmed Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
title_sort Análise da trafegabilidade em estradas florestais utilizando métodos computacionais
author Oliveira,Robson Jose de
author_facet Oliveira,Robson Jose de
Gleriani,José Marinaldo
Machado,Carlos Cardoso
Pereira,Reginaldo Sérgio
Cordeiro,Sidney Araújo
author_role author
author2 Gleriani,José Marinaldo
Machado,Carlos Cardoso
Pereira,Reginaldo Sérgio
Cordeiro,Sidney Araújo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Robson Jose de
Gleriani,José Marinaldo
Machado,Carlos Cardoso
Pereira,Reginaldo Sérgio
Cordeiro,Sidney Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Estradas não pavimentadas
Transporte florestal
Redes neurais artificiais
topic Estradas não pavimentadas
Transporte florestal
Redes neurais artificiais
description As estradas florestais são o principal meio de integração entre as florestas e as empresas. A partir do exposto, percebe-se a necessidade não apenas da correta aplicação de atividades de manutenção, mas também de se determinar o tempo exato para tal intervenção. Partindo desse pressuposto, este trabalho apresenta os resultados da apreciação de dois métodos de classificação da qualidade de estradas não pavimentadas, com o intuito de se verificar a aplicabilidade dos mesmos na caracterização das estradas florestais brasileiras e servir como base para um sistema de gestão das operações de manutenção destas vias. Foram medidos os principais defeitos em estradas florestais seguindo um método denominado de Índice de Condição de Rodovia Não Pavimentada (ICRNP), que serviram de base para gerar um banco de dados para testar a eficiência do uso de redes neurais artificiais (RNA) na administração das estradas florestais, minimizando custos e paralisações de tráfego. Concluiu-se que a utilização das redes neurais artificiais apresentou resultados superiores ao método do ICRNP.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622013000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622013000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622013000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.37 n.2 2013
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750318000402071552