Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues,Maurício Augusto
Publication Date: 2010
Other Authors: Paoli,Adelita Aparecida Sartori, Barbosa,José Marcos, Santos Junior,Nelson Augusto dos
Format: Article
Language: por
Source: Revista Árvore (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000500007
Summary: Este estudo foi desenvolvido numa área de restinga localizada no Município de São Vicente (SP). O trabalho teve como objetivo avaliar a chuva de sementes em três condições diferentes de regeneração. Para tanto, foram selecionadas as seguintes condições: Floresta Alta de restinga em estágio médio de regeneração, uma área de clareira na mesma condição citada anteriormente e uma terceira em estágio inicial de regeneração. Em cada condição foram instalados 10 coletores de sementes confeccionados com madeira e tela sombrite 80% no fundo, mantidos a uma altura de 20 cm do solo. Foram avaliadas mensalmente, pelo período de um ano, as densidades de propágulos depositados nos coletores, sendo esses propágulos identificados e categorizados com base na sua síndrome de dispersão e na sua classe sucessional. Na Área de Floresta Alta de restinga foi realizado um levantamento fitossociológico de forma a identificar quais propágulos presentes na chuva poderiam ser oriundos dessas áreas. Foi verificado que as densidades de propágulos são relativamente baixas se comparadas com outras formações de florestas pluviais atlânticas, mas compatíveis com outros estudos realizados com a mesma formação vegetal considerada neste estudo. Com relação às síndromes de dispersão e classes sucessionais, houve predominância da síndrome zoocórica e de espécies de classes sucessionais secundárias. Os resultados permitem concluir que a área apresenta boa capacidade de manutenção da sua dinâmica sucessional.
id SIF-1_cadb0f86462b2e1b01619393c8156977
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622010000500007
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneraçãoFloresta Tropical AtlânticaDispersão de sementesRecuperação de áreas degradadasEste estudo foi desenvolvido numa área de restinga localizada no Município de São Vicente (SP). O trabalho teve como objetivo avaliar a chuva de sementes em três condições diferentes de regeneração. Para tanto, foram selecionadas as seguintes condições: Floresta Alta de restinga em estágio médio de regeneração, uma área de clareira na mesma condição citada anteriormente e uma terceira em estágio inicial de regeneração. Em cada condição foram instalados 10 coletores de sementes confeccionados com madeira e tela sombrite 80% no fundo, mantidos a uma altura de 20 cm do solo. Foram avaliadas mensalmente, pelo período de um ano, as densidades de propágulos depositados nos coletores, sendo esses propágulos identificados e categorizados com base na sua síndrome de dispersão e na sua classe sucessional. Na Área de Floresta Alta de restinga foi realizado um levantamento fitossociológico de forma a identificar quais propágulos presentes na chuva poderiam ser oriundos dessas áreas. Foi verificado que as densidades de propágulos são relativamente baixas se comparadas com outras formações de florestas pluviais atlânticas, mas compatíveis com outros estudos realizados com a mesma formação vegetal considerada neste estudo. Com relação às síndromes de dispersão e classes sucessionais, houve predominância da síndrome zoocórica e de espécies de classes sucessionais secundárias. Os resultados permitem concluir que a área apresenta boa capacidade de manutenção da sua dinâmica sucessional.Sociedade de Investigações Florestais2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000500007Revista Árvore v.34 n.5 2010reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622010000500007info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maurício AugustoPaoli,Adelita Aparecida SartoriBarbosa,José MarcosSantos Junior,Nelson Augusto dospor2010-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622010000500007Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2010-12-02T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
title Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
spellingShingle Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
Rodrigues,Maurício Augusto
Floresta Tropical Atlântica
Dispersão de sementes
Recuperação de áreas degradadas
title_short Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
title_full Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
title_fullStr Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
title_full_unstemmed Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
title_sort Avaliação da chuva de sementes em áreas de restinga em diferentes estágios de regeneração
author Rodrigues,Maurício Augusto
author_facet Rodrigues,Maurício Augusto
Paoli,Adelita Aparecida Sartori
Barbosa,José Marcos
Santos Junior,Nelson Augusto dos
author_role author
author2 Paoli,Adelita Aparecida Sartori
Barbosa,José Marcos
Santos Junior,Nelson Augusto dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Maurício Augusto
Paoli,Adelita Aparecida Sartori
Barbosa,José Marcos
Santos Junior,Nelson Augusto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Tropical Atlântica
Dispersão de sementes
Recuperação de áreas degradadas
topic Floresta Tropical Atlântica
Dispersão de sementes
Recuperação de áreas degradadas
description Este estudo foi desenvolvido numa área de restinga localizada no Município de São Vicente (SP). O trabalho teve como objetivo avaliar a chuva de sementes em três condições diferentes de regeneração. Para tanto, foram selecionadas as seguintes condições: Floresta Alta de restinga em estágio médio de regeneração, uma área de clareira na mesma condição citada anteriormente e uma terceira em estágio inicial de regeneração. Em cada condição foram instalados 10 coletores de sementes confeccionados com madeira e tela sombrite 80% no fundo, mantidos a uma altura de 20 cm do solo. Foram avaliadas mensalmente, pelo período de um ano, as densidades de propágulos depositados nos coletores, sendo esses propágulos identificados e categorizados com base na sua síndrome de dispersão e na sua classe sucessional. Na Área de Floresta Alta de restinga foi realizado um levantamento fitossociológico de forma a identificar quais propágulos presentes na chuva poderiam ser oriundos dessas áreas. Foi verificado que as densidades de propágulos são relativamente baixas se comparadas com outras formações de florestas pluviais atlânticas, mas compatíveis com outros estudos realizados com a mesma formação vegetal considerada neste estudo. Com relação às síndromes de dispersão e classes sucessionais, houve predominância da síndrome zoocórica e de espécies de classes sucessionais secundárias. Os resultados permitem concluir que a área apresenta boa capacidade de manutenção da sua dinâmica sucessional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622010000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.34 n.5 2010
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317999051505664