Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafia,Reginaldo Gonçalves
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Alfenas,Acelino Couto, Siqueira,Leandro de, Ferreira,Eraclides Maria, Leite,Hélio Garcia, Cavallazzi,José Renato P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000600014
Resumo: Atualmente, a produção de mudas de Eucalyptus, em larga escala, é realizada pela miniestaquia, sob condições controladas. Todavia, ainda hoje não existe um critério técnico para determinar a idade ótima das mudas para plantio, o que pode refletir negativamente sobre a qualidade, sobretudo do sistema radicular, e, conseqüentemente, grandes perdas podem ocorrer no campo. Assim, o presente trabalho estabeleceu um critério técnico com base nas curvas de velocidade de crescimento e no intercepto entre as curvas de incremento corrente diário e incremento médio diário das variáveis altura, biomassa radicular e da parte aérea. Em virtude da restrição de volume explorável pelo sistema radicular, constataram-se reduções significativas na velocidade de crescimento das mudas que devem ser plantadas, preferencialmente, com 80 (clone A) a 100 (clone B) dias de idade, uma vez que mudas mais velhas sofrem redução na velocidade de crescimento e tendem a desenvolver problemas de malformação radicular. As implicações da baixa qualidade do sistema radicular residem na mortalidade de plantas, principalmente em períodos menos favoráveis, e na conseqüente influência na operação de replantio, bem como na realização dos testes clonais e na maior suscetibilidade das plantas aos estresses do ambiente.
id SIF-1_e7eb379b300c3d81bf0e937f7a183594
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622005000600014
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantioQualidade de mudaseucaliptosistema radicularAtualmente, a produção de mudas de Eucalyptus, em larga escala, é realizada pela miniestaquia, sob condições controladas. Todavia, ainda hoje não existe um critério técnico para determinar a idade ótima das mudas para plantio, o que pode refletir negativamente sobre a qualidade, sobretudo do sistema radicular, e, conseqüentemente, grandes perdas podem ocorrer no campo. Assim, o presente trabalho estabeleceu um critério técnico com base nas curvas de velocidade de crescimento e no intercepto entre as curvas de incremento corrente diário e incremento médio diário das variáveis altura, biomassa radicular e da parte aérea. Em virtude da restrição de volume explorável pelo sistema radicular, constataram-se reduções significativas na velocidade de crescimento das mudas que devem ser plantadas, preferencialmente, com 80 (clone A) a 100 (clone B) dias de idade, uma vez que mudas mais velhas sofrem redução na velocidade de crescimento e tendem a desenvolver problemas de malformação radicular. As implicações da baixa qualidade do sistema radicular residem na mortalidade de plantas, principalmente em períodos menos favoráveis, e na conseqüente influência na operação de replantio, bem como na realização dos testes clonais e na maior suscetibilidade das plantas aos estresses do ambiente.Sociedade de Investigações Florestais2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000600014Revista Árvore v.29 n.6 2005reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622005000600014info:eu-repo/semantics/openAccessMafia,Reginaldo GonçalvesAlfenas,Acelino CoutoSiqueira,Leandro deFerreira,Eraclides MariaLeite,Hélio GarciaCavallazzi,José Renato P.por2006-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622005000600014Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2006-05-15T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
title Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
spellingShingle Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
Mafia,Reginaldo Gonçalves
Qualidade de mudas
eucalipto
sistema radicular
title_short Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
title_full Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
title_fullStr Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
title_full_unstemmed Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
title_sort Critério técnico para determinação da idade ótima de mudas de eucalipto para plantio
author Mafia,Reginaldo Gonçalves
author_facet Mafia,Reginaldo Gonçalves
Alfenas,Acelino Couto
Siqueira,Leandro de
Ferreira,Eraclides Maria
Leite,Hélio Garcia
Cavallazzi,José Renato P.
author_role author
author2 Alfenas,Acelino Couto
Siqueira,Leandro de
Ferreira,Eraclides Maria
Leite,Hélio Garcia
Cavallazzi,José Renato P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafia,Reginaldo Gonçalves
Alfenas,Acelino Couto
Siqueira,Leandro de
Ferreira,Eraclides Maria
Leite,Hélio Garcia
Cavallazzi,José Renato P.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de mudas
eucalipto
sistema radicular
topic Qualidade de mudas
eucalipto
sistema radicular
description Atualmente, a produção de mudas de Eucalyptus, em larga escala, é realizada pela miniestaquia, sob condições controladas. Todavia, ainda hoje não existe um critério técnico para determinar a idade ótima das mudas para plantio, o que pode refletir negativamente sobre a qualidade, sobretudo do sistema radicular, e, conseqüentemente, grandes perdas podem ocorrer no campo. Assim, o presente trabalho estabeleceu um critério técnico com base nas curvas de velocidade de crescimento e no intercepto entre as curvas de incremento corrente diário e incremento médio diário das variáveis altura, biomassa radicular e da parte aérea. Em virtude da restrição de volume explorável pelo sistema radicular, constataram-se reduções significativas na velocidade de crescimento das mudas que devem ser plantadas, preferencialmente, com 80 (clone A) a 100 (clone B) dias de idade, uma vez que mudas mais velhas sofrem redução na velocidade de crescimento e tendem a desenvolver problemas de malformação radicular. As implicações da baixa qualidade do sistema radicular residem na mortalidade de plantas, principalmente em períodos menos favoráveis, e na conseqüente influência na operação de replantio, bem como na realização dos testes clonais e na maior suscetibilidade das plantas aos estresses do ambiente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000600014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000600014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622005000600014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.29 n.6 2005
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317996544360448