Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amina Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Petry Dal Vesco, Stéfany Nayara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/905
Resumo: Objetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH).  Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.
id SOBENFE-1_3ab7a704ec2474dc57d05c54ddfa2733
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/905
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling Simulation-based education in oncology nursing: an integrative reviewEnsino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativaTreinamento por SimulaçãoEnfermagem OncológicaNeoplasiasEnfermagemObjetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH).  Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.SOBENFeE2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/90510.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 94 No. 32 (2020): Out. Nov. Dez.; e-020067Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 94 n. 32 (2020): Out. Nov. Dez.; e-0200672447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/905/749Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Dermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Amina ReginaPetry Dal Vesco, Stéfany Nayara2023-12-26T12:53:39Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/905Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:53:39Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa
title Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
spellingShingle Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
Silva, Amina Regina
Treinamento por Simulação
Enfermagem Oncológica
Neoplasias
Enfermagem
title_short Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
title_full Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
title_fullStr Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
title_full_unstemmed Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
title_sort Simulation-based education in oncology nursing: an integrative review
author Silva, Amina Regina
author_facet Silva, Amina Regina
Petry Dal Vesco, Stéfany Nayara
author_role author
author2 Petry Dal Vesco, Stéfany Nayara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amina Regina
Petry Dal Vesco, Stéfany Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento por Simulação
Enfermagem Oncológica
Neoplasias
Enfermagem
topic Treinamento por Simulação
Enfermagem Oncológica
Neoplasias
Enfermagem
description Objetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH).  Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/905
10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/905
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/905/749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 94 No. 32 (2020): Out. Nov. Dez.; e-020067
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 94 n. 32 (2020): Out. Nov. Dez.; e-020067
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797518207516672