Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lívia da Silva Firmino dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal, Nogueira, Glycia de Almeida, Tavares, Graziela Silva, Rosa, Aline Furtado da, Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288
Resumo: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries.
id SOBENFE-1_4bbf5e07f8b0b9f71c5b085da50859dc
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/288
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategyO objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/28810.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 83 No. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 83 n. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288/17910.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288-ID.179-file.%fSantos, Lívia da Silva Firmino dosCama, Alessandra Conceição Leite FunchalNogueira, Glycia de AlmeidaTavares, Graziela SilvaRosa, Aline Furtado daNunes, Camila Mendoza Candido Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:04Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/288Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:04Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
title Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
spellingShingle Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
Santos, Lívia da Silva Firmino dos
title_short Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
title_full Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
title_fullStr Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
title_full_unstemmed Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
title_sort Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
author Santos, Lívia da Silva Firmino dos
author_facet Santos, Lívia da Silva Firmino dos
Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal
Nogueira, Glycia de Almeida
Tavares, Graziela Silva
Rosa, Aline Furtado da
Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga
author_role author
author2 Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal
Nogueira, Glycia de Almeida
Tavares, Graziela Silva
Rosa, Aline Furtado da
Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lívia da Silva Firmino dos
Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal
Nogueira, Glycia de Almeida
Tavares, Graziela Silva
Rosa, Aline Furtado da
Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga
description O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288
10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288/179
10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288-ID.179-file.%f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 83 No. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 83 n. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797516183764992