Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries. |
id |
SOBENFE-1_4bbf5e07f8b0b9f71c5b085da50859dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/288 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategyO objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/28810.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 83 No. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 83 n. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez.2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288/17910.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288-ID.179-file.%fSantos, Lívia da Silva Firmino dosCama, Alessandra Conceição Leite FunchalNogueira, Glycia de AlmeidaTavares, Graziela SilvaRosa, Aline Furtado daNunes, Camila Mendoza Candido Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:04Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/288Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:04Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
title |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
spellingShingle |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy Santos, Lívia da Silva Firmino dos |
title_short |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
title_full |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
title_fullStr |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
title_full_unstemmed |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
title_sort |
Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy |
author |
Santos, Lívia da Silva Firmino dos |
author_facet |
Santos, Lívia da Silva Firmino dos Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal Nogueira, Glycia de Almeida Tavares, Graziela Silva Rosa, Aline Furtado da Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal Nogueira, Glycia de Almeida Tavares, Graziela Silva Rosa, Aline Furtado da Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lívia da Silva Firmino dos Cama, Alessandra Conceição Leite Funchal Nogueira, Glycia de Almeida Tavares, Graziela Silva Rosa, Aline Furtado da Nunes, Camila Mendoza Candido Fraga |
description |
O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem comoestratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participaçãode 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, dadisciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memóriacomposto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou adinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisãose tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTThe aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participationof 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class beingshared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes thatthe game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing thetime of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288 10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/288/179 10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288-ID.179-file.%f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 83 No. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez. Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 83 n. 21 (2017): EDIÇÃO 83| REVISTA #21 Out. Nov. Dez. 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797516183764992 |