Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Adriano dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Messias, Claudia Maria, Almeida, Ana Cláudia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal.
id SOBENFE-1_5649426d125e6a988d4693d76edf5695
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/150
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portalO presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/15010.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): Edição EspecialRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): Edição Especial2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/56https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/26310.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.56-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.263-file.%fCunha, Adriano dos SantosMessias, Claudia MariaAlmeida, Ana Cláudia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T12:55:07Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/150Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:55:07Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
title Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
spellingShingle Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
Cunha, Adriano dos Santos
title_short Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
title_full Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
title_fullStr Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
title_full_unstemmed Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
title_sort Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
author Cunha, Adriano dos Santos
author_facet Cunha, Adriano dos Santos
Messias, Claudia Maria
Almeida, Ana Cláudia Lopes
author_role author
author2 Messias, Claudia Maria
Almeida, Ana Cláudia Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Adriano dos Santos
Messias, Claudia Maria
Almeida, Ana Cláudia Lopes
description O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150
10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/56
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/263
10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.56-file.%f
10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.263-file.%f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): Edição Especial
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): Edição Especial
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797515596562432