Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal. |
id |
SOBENFE-1_5649426d125e6a988d4693d76edf5695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/150 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portalO presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/15010.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): Edição EspecialRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): Edição Especial2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/56https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/26310.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.56-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.263-file.%fCunha, Adriano dos SantosMessias, Claudia MariaAlmeida, Ana Cláudia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T12:55:07Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/150Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:55:07Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
title |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
spellingShingle |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal Cunha, Adriano dos Santos |
title_short |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
title_full |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
title_fullStr |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
title_full_unstemmed |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
title_sort |
Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional: Mathematics applied to nursing: calculation of drug dosage and dilution in an educational portal |
author |
Cunha, Adriano dos Santos |
author_facet |
Cunha, Adriano dos Santos Messias, Claudia Maria Almeida, Ana Cláudia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Messias, Claudia Maria Almeida, Ana Cláudia Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Adriano dos Santos Messias, Claudia Maria Almeida, Ana Cláudia Lopes |
description |
O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais saberes de Matemática empregados em Enfermagem, bemcomo a analisar a utilização de um portal de apoio educacional como forma de auxiliar estudantes com cálculo de dosagem e diluição de medicamentos. Foi realizado um estudo comparativo com pré e pós teste baseado em um instrumentocomposto de oito questões objetivas utilizadas em concursos ou processos públicos de avaliação. O estudo foi realizadocom alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Castelo Branco uma instituição particular localizada na cidade do Rio de Janeiro, e apresentou um portal online de apoio educacional intitulado “cálculo temremédio” que foi testado como ferramenta de ensino. Após a realização de pré e pós teste do uso do portal, os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab® - versão 17. Como resultado, foi observada uma diferença significativa(p<0,05) entre as médias do pré-teste e pós-teste, e concluiu que a pesquisa logrou êxito quanto aos objetivos propostose que o portal de apoio educacional pode contribuir para a formação do profissional de enfermagem.Palavras-chave: enfermagem, matemática; cálculo de dosagem; portal educacional.ABSTRACTThe present work aims to verify the main knowledge of Mathematics applied in Nursing, as well as to analyze the use ofan educational support portal as a way to assist students with calculation of drug dosage and dilution. A comparative studywith pre and post-test was carried out based on an instrument composed of eight objective questions used in contests orpublic evaluation processes. The study was carried out with graduating students of the nursing undergraduate course atCastelo Branco University, a private institution located in the city of Rio de Janeiro, and presented an online educationalsupport portal titled “calculation has medicine” that was tested as a teaching tool. After the pre and post-test of the portaluse, the data were analyzed by the statistical program Minitab® - version 17. As a result, a significant difference (p <0.05)was observed between the means of the pre-test and post-test and concluded that the research was successful in terms ofthe proposed objectives and that the educational support portal can contribute to the training of the nursing professional.Keywords: nursing, mathematics; calculation of dosage; educational portal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150 10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/56 https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/150/263 10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.56-file.%f 10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150-ID.263-file.%f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): Edição Especial Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): Edição Especial 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797515596562432 |