O paciente surdo e suas vivências no sistema de saúde: uma interface com a enfermagem: The deaf patient experiences in the health system: an interface with the nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavagna, Vitor Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Wesley Pereira de Jesus, Braga, André Luiz de Souza, Andrade, Marilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/345
Resumo: Nos meios acadêmicos, a comunicação é um dos instrumentos básicos da enfermagem, porém, ao nos depararcom um paciente surdo, sem que tenhamos a capacitação necessária, o atendimento efetivo fi ca impossibilitado.Objetiva-se identifi car como se dá o atendimento ao paciente surdo e analisar as barreiras de comunicação doprofi ssional de saúde nestes atendimentos. A metodologia utilizada foi de estudo descritivo, de caráter exploratório,com abordagem qualitativa, no qual se realizou um levantamento bibliográfi co sobre os aspectos gerais do processode comunicação entre o profi ssional de saúde e o paciente surdo. Efetivou-se a coleta de dados através de um roteirode entrevista semiestruturado, no Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no bairro de Laranjeiras /RJ- Brasil. Os dados obtidos foram avaliados a partir do método de análise temática. Dos 15 participantes da pesquisa,14 relataram situações de atendimento em saúde, nas quais, os profi ssionais não sabiam a Linguagem Brasileira deSinais, retratando sentimento de exclusão neste paciente. Conclui-se a necessidade pela busca por capacitação dosprofi ssionais de saúde no que tange à potencialização dos instrumentos utilizados nos processos de comunicaçãocom esta demanda específi ca, oportunizando equidade e universalidade de acesso aos serviços de saúde.Palavras-chave: Surdez; Barreiras de Comunicação; Linguagem de Sinais; Sistema de Saúde; Enfermagem. AbsTRAcTThe communication is demonstrated in the academic times, as one of the basic instruments of the nursing,however, if we face a deaf patient and we do not have the necessary qualifi cation the effective attendance staysdisabled. Objective to identify how the treatment to a deaf patient is given in the health system and analyze theprofessional’s communication barriers to the deaf patient. The used methodology was of descriptive study, withqualitative approach, in which a bibliographic survery happened on the general aspects of the communicationprocess between the health professional and the deaf patient. It was accomplished, collects it of data througha semistructured script of interview, realized in the Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nestled inLaranjeiras, RJ/Brazil. Of the 15 participants of the research, 14 had told situations of attendance in health, inwhich, the professionals did not know the Brazilian Language of Signals, depicting feeling of exclusion in thispatient. It concludes that necessity for the search for health professionals’ qualifi cation in what it refers to theenhancement’s instruments used in the processes of communication with this specifi c demand, providing equityand universality of health services access.Keywords: Deafness; Communication Barriers; Signs Language; Health System; Nursing.
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