Literature revision about the attendance of deaf patient by health professionals
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41774 |
Resumo: | O objetivo deste estudo de revisão sistemática da literatura é analisar e identificar a comunicação entre o paciente surdo e o profissional da saúde, bem como investigar a assistência oferecida. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas para a coleta de dados, tendo como palavras-chave os termos paciente, surdo e comunicação. Os resultados foram agrupados em três categorias: comunicação, formação dos profissionais da saúde e aspectos legais. A categoria comunicação aborda barreiras comunicativas, linguagem escrita e a presença do intérprete. Na segunda categoria, o foco está na formação dos profissionais referentes à comunidade surda. A terceira categoria relata os aspectos legais no atendimento ao paciente surdo. A revisão mostrou que há barreiras de comunicação entre paciente surdo e profissional da saúde, e que o atendimento é um desafio para ambos. Ressalta também a necessidade de formação sobre o paciente surdo. |
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Literature revision about the attendance of deaf patient by health professionalsRevisión de la bibliografía sobre la atención de los profesionales de salud al paciente sordoRevisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúdeComunicaçãoSurdezLinguagem de sinaisRelações profissional-pacienteComunicaciónSorderaLenguaje de signosRelaciones profesional-pacienteCommunicationDeafnessSign languageProfessional-patient relationsO objetivo deste estudo de revisão sistemática da literatura é analisar e identificar a comunicação entre o paciente surdo e o profissional da saúde, bem como investigar a assistência oferecida. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas para a coleta de dados, tendo como palavras-chave os termos paciente, surdo e comunicação. Os resultados foram agrupados em três categorias: comunicação, formação dos profissionais da saúde e aspectos legais. A categoria comunicação aborda barreiras comunicativas, linguagem escrita e a presença do intérprete. Na segunda categoria, o foco está na formação dos profissionais referentes à comunidade surda. A terceira categoria relata os aspectos legais no atendimento ao paciente surdo. A revisão mostrou que há barreiras de comunicação entre paciente surdo e profissional da saúde, e que o atendimento é um desafio para ambos. Ressalta também a necessidade de formação sobre o paciente surdo.The purpose of this systematic literature review is to analyze and identify the communication between deaf patients and health professionals, as well as to investigate the care offered. The computerized databases were used for data collection, using the keywords paciente (patient), surdo (deaf person), and comunicação (communication). The results were grouped in three categories: communication, health professional education, and legal aspects. The communication category deals with communicative barriers, written language and the presence of the interpreter. In the second category, the focus is on the education of the professionals in relation to the deaf community. The third category reports the legal aspects involved in caring for deaf patients. The review showed that there are communication barriers between deaf patients and health professionals, and that health care is a challenge for both. It also emphasized that there is a need for education regarding the deaf patients.El objetivo de este estudio de revisión sistémica es analizar e identificar la comunicación entre el paciente sordo y el profesional de salud, así como investigar la atención brindada. Fueron utilizadas las bases de datos informatizadas para la recolección de datos, siendo las palabras claves paciente, surdo y comunicação. Los resultados fueron agrupados en tres categorías: comunicación, formación de los profesionales de salud y aspectos legales. La categoría comunicación trata sobre las barreras comunicativas, el lenguaje escrito y la presencia del intérprete. En la segunda categoría el enfoque fue dado a la formación de los profesionales con respecto a la población sorda. Finalmente, la tercera categoría referida a los aspectos legales en la atención al paciente sordo. Esta revisión demostró que existen barreras comunicativas entre el paciente sordo y el profesional de salud. Asimismo, la atención es un reto para ambos, destacando la necesidad de invertir en la formación de profesionales para prestar cuidados al paciente sordo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4177410.1590/S0080-62342008000300023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 3 (2008); 578-583Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 3 (2008); 578-583Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 3 (2008); 578-5831980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41774/45412https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41774/45413http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaveiro, NeumaBarbosa, Maria AlvesPorto, Celmo Celeno2012-09-03T17:50:26Zoai:revistas.usp.br:article/41774Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:50:26Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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