Por um audiovisual gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Arlindo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168
Resumo: Em que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual.
id SOCINE-1_02c8cbf86a4eeb24361cac65b69e3f6d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/168
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Por um audiovisual gráficografismo audiovisualSaul BassJean-Christophe AvertyEm que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/16810.22475/rebeca.v4n1.168REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 72316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168/56Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Arlindo2016-07-26T13:15:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/168Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:15:21Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um audiovisual gráfico
title Por um audiovisual gráfico
spellingShingle Por um audiovisual gráfico
Machado, Arlindo
grafismo audiovisual
Saul Bass
Jean-Christophe Averty
title_short Por um audiovisual gráfico
title_full Por um audiovisual gráfico
title_fullStr Por um audiovisual gráfico
title_full_unstemmed Por um audiovisual gráfico
title_sort Por um audiovisual gráfico
author Machado, Arlindo
author_facet Machado, Arlindo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv grafismo audiovisual
Saul Bass
Jean-Christophe Averty
topic grafismo audiovisual
Saul Bass
Jean-Christophe Averty
description Em que pese a hegemonia das imagens figurativas no cinema e na televisão, há uma outra maneira de encarar a estética das artes audiovisuais, ou seja, como uma integração de códigos do campo do design gráfico com as técnicas e procedimentos da vanguarda e do cinema experimental, resultando naquilo que hoje chamamos de motion graphics. Tomando como exemplo o trabalho criativo de dois cineastas gráficos – Saul Bass e Jean-Christophe Averty – este artigo busca examinar os aspectos fundamentais da linguagem visual dinâmica do audiovisual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168
10.22475/rebeca.v4n1.168
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v4n1.168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/168/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 7
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325417066627072